Até 11 de dezembro, os concelhos de Vila Nova da Barquinha, Entroncamento e Torres Novas acolhem o programa cultural em rede "Volver". Entre sessões de cinema, dança, teatro, demonstrações de arte urbana e conferências, o objetivo do projeto é só um: levar a cultura até ao interior.

A ideia partiu da história em comum, destes três territórios, marcada "por vários elementos materiais e imateriais que os ligam, e a constituem como uma estrutura urbana polinucleada, num contexto de proximidade e interação muito significativas. Em pleno Médio Tejo e num eixo de 15 quilómetros, há cerca de 65.000 residentes com hábitos de circulação e usufruto de equipamentos, serviços, espaços de cultura e lazer, que vão dando corpo a esta urbe regional", lê-se no site do projeto.

De forma a não perderem esta ligação, de 18 de maio a 11 de dezembro, os municípios do Entroncamento, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha encontram-se a organizar 84 eventos culturais. Desta totalidade de atividades integram seis exposições, 13 ações de arte urbana, 28 espetáculos musicais, 15 de dança, oito de teatro, dez sessões de cinema e quatro conferências.

Podes descobrir a programação na íntegra aqui.

Saliente-se ainda que o programa é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro 2020.

Todas as atividades são de cariz gratuito, ainda assim a reserva antecipada de bilhetes é obrigatória. O levantamento dos mesmos pode ser realizado no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha e a reserva antecipada através dos seguintes contactos: reservas@cm-vnbarquinha.pt e 249 720 358/ 962 722 668 ou 927 410 436.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Pexels