fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Relatório europeu revela que mulheres continuam a estar em minoria na indústria de ficção televisiva na Europa

O relatório “Profissionais femininas do audiovisual na produção de ficção televisiva europeia”, feito pelo Observatório…

Texto de Patrícia Nogueira

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O relatório "Profissionais femininas do audiovisual na produção de ficção televisiva europeia", feito pelo Observatório Europeu do Audiovisual, revela um desequilíbrio de género dentro de seis categorias profissionais do audiovisual na ficção televisiva europeia. Segundo o relatório, as mulheres aparecem mais sub-representadas entre os cineastas e compositores, com uma expressão inferior a 10%.

As mulheres continuam a estar em minoria na indústria de ficção televisiva na Europa. Segundo um relatório do Observatório Europeu do Audiovisual, divulgado no primeiro dia de setembro, sobre a representação de género em seis categorias profissionais do audiovisual na ficção televisiva europeia - realizadores, escritores, papéis principais de filmes e séries televisivas europeias (até 52 episódios por época), produtores, cineastas, compositores de filmes e séries televisivas europeias (até 13 episódios por estação) difundidos ou disponibilizados no período de 2015 a 2019 -, a figura feminina ainda tem pouca expressão.

O estudo em causa visa responder a três questões metodológicas. A primeira das quais é saber como estão representadas as mulheres entre os profissionais ativos da televisão europeia. De acordo com os dados disponibilizados, correspondiam a 20% dos realizadores, 35% dos escritores, 43% dos intérpretes de papéis principais, 41% dos produtores, 8% dos cineastas e 7% dos compositores.

No que respeita a perceber “qual a percentagem ponderada de mulheres nas categorias profissionais de obras televisivas europeias”, o relatório revela que é de 16% entre realizadores, 33% entre escritores, 45% nos papeis principais, 43% entre os produtores, e 7% e 6% entre cineastas e compositores, respetivamente.

O terceiro tópico de análise pretendia perceber qual a percentagem de partilha de obras audiovisuais de equipas dirigidas por mulheres. A conclusão apontou para uma sub-representação feminina ainda mais significativa: 15% na categoria de realizadores, 24% de escritores, 22% em papéis principais, 36% de produtores, 7% de cineastas e 5% de compositores.3

O Observatório Europeu do Audiovisual, destaca que, "para além das desigualdades óbvias, este relatório mostra diferenças notáveis na atividade profissional audiovisual, dependendo do trabalho”. Podemos assim perceber que as realizadoras colaboraram mais frequentemente com outros realizadores do que os seus homólogos masculinos, e com bastante frequência em equipas equilibradas em termos de género. Já as escritoras de ficção televisiva europeia trabalharam em grandes grupos que, ou eram dirigidos por homens, ou equilibrados.

Sobre a avaliação da representação de género nos papéis principais, o documento indica que a limitação de dados “tornou a análise mais delicada”, esclarecendo que esta análise se baseia em informação do IMDB (que fornece geralmente os nomes de quatro atores, embora por vezes sejam indicados mais, que correspondem geralmente aos quatro primeiros papéis principais): “Os resultados não foram suficientemente claros para compreender quem desempenha os papéis principais, foi claramente uma atividade realizada em grupos e as equipas pareceram bastante equilibradas em termos de género”.

Ainda de acordo com as conclusões do estudo, as produtoras trabalharam principalmente sozinhas ou, quando se juntaram, foi a equipas equilibradas em termos de género. Na ficção televisiva europeia, os cineastas eram principalmente homens e trabalhavam sozinhos ou com outros homens. No que diz respeito aos compositores, são também, maioritariamente, homens e trabalham sozinhos, no entanto, o relatório revela também que “havia mais mulheres escondidas em equipas dirigidas por homens do que o oposto”.

Texto por Patrícia Patrícia Nogueira e Lusa
Fotografia disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a sociedade em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0