A partir de amanhã, 5 fevereiro, vais poder encomendar na nossa loja online a Revista Gerador 33, uma edição muito especial dedicada à relação entre a sustentabilidade e a cultura, que marca o lançamento do Sobressalto, o projeto do Gerador e da Associação ZERO que une a cultura e o ambiente. 

A capa da autoria de AkaCorleone, reflete a urgência associada ao tema desta edição: Como é que a cultura pode dar as mãos à sustentabilidade?.

Sabendo que 2030 é o ano de não retorno no que diz respeito às alterações climáticas, é urgente refletir sobre como podemos contribuir para um mundo mais sustentável. Neste campo, o setor da cultura desempenha um papel fulcral, quer como exemplo, quer no tratamento dos temas e promoção do conhecimento junto das comunidades.

Nesta edição vais poder ler uma grande reportagem de capa dedicada à relação entre sustentabilidade e cultura. Fomos falar com entidades e autores de variadas áreas que nos permitiram perceber o que está em causa quando projetamos a meta de 2030, o que implica agirmos segundo práticas sustentáveis, o que já se faz e o que ainda falta cumprir.

Mas também falamos da ferrovia, partilhamos a opinião, experiências e aprendizagens que os agentes culturais retiram do ano de 2020 como preparação para o que agora começa, também num contexto difícil, trazemos-te estórias de resistência entre o campo e a cidade e até exemplos de marcas portuguesas e autores que andam de mão dada com a sustentabilidade.

Revista Gerador é uma revista bimestral centrada na investigação jornalística da cultura portuguesa. Escrevemos sobre os temas fundamentais da cultura portuguesa, com profundidade, rigor e dedicação, mas também com descontração, humor e capacidade de encaixe.

Se queres passar a receber a revista em casa, antes de ir para as bancas, podes comprar o teu Cartão Sócio Gerador aqui. Para além de assinares a revista tens ainda acesso a descontos e experiências em entidades da cultura portuguesa. Sabe tudo já aqui.

O Sobressalto é o projeto do Gerador e da ZERO que une a cultura e o ambiente, criando ferramentas para a transição verde e promovendo reflexões e debates junto da comunidade cultural. Um dos seus eixos é a criação de conteúdos jornalísticos, como este, dedicados à sustentabilidade nos meios do Gerador. Sabe mais aqui.