É já no dia 5 de fevereiro que começamos uma caminhada que se espera longa e inspiradora com o Sobressaltoo projeto do Gerador e da Associação ZERO que une a cultura e o ambiente. 

Qual o papel da cultura na luta contra as alterações climáticas?

Esta foi a nossa pergunta de arranque, quando começámos a refletir sobre o tema. Se a cultura é a melhor expressão da humanidade, então, naturalmente, deve participar neste esforço de mudança e consciencialização. 

O Sobressalto é um projeto ambicioso a que nos propomos por acreditarmos ser fundamental para o futuro. Pretendemos fazê-lo através da divulgação de boas práticas ambientais a serem aplicadas na vida diária de autores, artistas, promotores e entidades culturais.

Vamos lançar uma secção no nosso site dedicada a este projeto, onde reuniremos reflexões, recomendações e ferramentas para apoiar a comunidade cultural nesta transição verde. E é já no próximo dia 5 de fevereiro, sexta, que vais ficar a saber de tudo.

É também neste mesmo dia que chega às bancas mais uma edição da Revista Gerador. Neste número 33, sob o tema Como é que a cultura pode dar as mãos à sustentabilidade?, dedicamos já atenção à relação entre a sustentabilidade e a cultura.

Sabendo que 2030 é o ano de não retorno no que diz respeito às alterações climáticas, é urgente refletir sobre como podemos contribuir para um mundo mais sustentável. Neste campo, o setor da cultura desempenha um papel fulcral, quer como exemplo, quer no tratamento dos temas e promoção do conhecimento junto das comunidades.

Fica atento e descobre tudo sobre já daqui a uma semana ;-)

Recebe a Revista Gerador em casa, antes de ir para as bancas, com o Cartão Sócio Gerador. Para além de assinares a revista, tens ainda acesso a descontos e experiências em entidades da cultura portuguesa, ao longo de todo o ano. Sabe tudo aqui.

Sobressalto e Revista Gerador