1. A Guarda é a mais alta cidade portuguesa com 1056m de altitude e está localizada na região do Centro e sub-região das Beiras e Serra da Estrela. É, ainda, conhecida como a cidade dos 5 F`s… O que significa esta nomenclatura?

Forte, Farta, Fria, Fiel, Formosa

2. A posição de Idanha-a-Nova, em Castelo Branco, enquanto território de fronteira e a sua integração numa importante estrutura viária permite a conexão a vários destinos, praticamente, equidistantes…. Quais são esses destinos?

Lisboa, Porto e Espanha

3. Diz-se que é numa pequena aldeia transmontana que o sol nasce primeiro em Portugal. Qual será essa aldeia?

Paradela

4. A partir de que ano é que a cidade de Évora passou a ser reconhecida como Património Mundial Unesco?

1986

5. É verdade que o céu alentejano é premiado?

Verdadeiro

6. De momento, existem 12 aldeias históricas espalhadas por Portugal. Que aldeias integram esta rede?

Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso

7. Para além desta, existe, ainda, uma Rede das Aldeias do Xisto, em Portugal, que integra aldeias de 16 concelhos que se situam no centro de Portugal, no território que se situa entre Castelo Branco e Coimbra. Quantas aldeias a integram?

27

8. Em que serra portuguesa é produzido o licor Beirão?

Serra da Lousã

9. A Sertã é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa. O que significa a palavra sertã?

Frigideira

10. O maior mosaico do mundo em rolhas de cortiça encontra-se na cidade de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, podendo ser observado no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor. Por quantas rolhas é constituído o recorde?

400 mil

11. Os Pauliteiros de Miranda é um grupo de oito dançadores (quatro guias e quatro piões), três tocadores músicos e um dançador suplente que executa uma dança folclórica, em Portugal, que simula uma luta com paus. Por onde podemos encontrar esta tradição?

Miranda-do-Douro

12. Desde 2002 que a sexta-feira 13 significa festa numa terra portuguesa. Neste município do distrito de Vila Real não há azar. Aqui a população convive em perfeita harmonia com bruxarias, poções mágicas, mezinhas e curas. Em que município se comemora a tradição?

Montalegre