fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

Revista Gerador 37

  1. metros de autoestradas. Quantos quilómetros compõem estas vias?
  1. 5000 quilómetros
  2. 3006 quilómetros
  3. 15 585 quilómetros

    São 3.06 mil quilómetros que aproximam as várias regiões do país. Portugal é o quarto a nível europeu com mais quilómetros de autoestradas, subindo para segundo lugar se essa comparação tiver em conta o número de habitantes de cada país. O campeão absoluto das autoestradas a nível europeu é Espanha com um total de 15.585 quilómetros. A título de curiosidade sabias que em 1990 Portugal tinha apenas 300 quilómetros de autoestradas?
  1. Segundo os resultados preliminares dos censos 2021, cerca de 50 % da população residente em Portugal concentrava-se em apenas 31 municípios, localizados maioritariamente em que zonas?
  1. Área Metropolitana de Lisboa e Alentejo
  2. Área Metropolitana de Lisboa e Região Autónoma da Madeira 
  3. Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto

  1. Dos 308 municípios em Portugal apenas uma vila conta com uma rede de transportes rodoviários gratuita para os munícipes. Qual?
  1. Vila Real
  2. Idanha-a-Nova
  3. Cascais

    Cascais é o primeiro município do país a ter transporte rodoviário gratuito. Com 214 mil habitantes, a medida foi implementada a 1 de janeiro de 2020.
  1. Nos dias de hoje, é possível percorrer 15 km de uma linha de comboio desativada a pedalar. Em que zona?
  1. Alto Minho
  2. Alto Alentejo
  3. Região do Centro

    Esta é uma proposta da Rail Bike Marvão, no Alto Alentejo, que convida a um passeio diferente, através de uma linha férrea desativada, localizada entre as estações de Beirã e de Castelo de Vide. Podes descobrir mais informações aqui: http://www.railbikemarvao.com/.
  1. Sem ligação direta de transportes públicos que una o município a Lisboa, a distância supera os 400 quilómetros de estradas e as mais de sete horas de viagem. No entanto, é o local onde as rendas atingem o valor mais baixo do território nacional. Onde se situa?
  1. Setúbal
  2. Almeirim
  3. Vila Flor

    Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística, revelam que, em 2020, o preço mediano de arrendamento por metro quadrado neste município de Bragança fixou-se nos 1,86 euros. Este valor é cerca de três vezes inferior à mediana nacional (5,61€) e seis vezes menor do que a mediana de preços praticados em Lisboa, no mesmo ano (11,46€).
  1. Portugal tem cerca de dez milhões de habitantes e 226 hospitais, dos quais 119 são públicos e 107 privados. Dividindo a população residente no país pelo número de hospitais, teríamos 46 mil pessoas por cada um. Do total de unidades, 30 % estão em três concelhos. Quais?
  1. Lisboa, Porto e Coimbra
  2. Lisboa, Porto e Viseu
  3. Lisboa, Porto e Setúbal

    Do total de unidades, 30% estão nos concelhos de Lisboa (34), Porto (21) e Coimbra (13). Nos 207 dos 308 concelhos onde não se localiza nenhum hospital residem 3,2 milhões de pessoas. Uma curiosidade é que não falta em nenhum concelho do continente uma farmácia: 2772 farmácias para uma média de 3743 pessoas por cada.
  1. Em que ano foi lançada a Semana Europeia da Mobilidade?
  1. 2002
  2. 2001
  3. 2005

    Após o sucesso do Dia Europeu sem Carros, em 2000 e 2001, foi lançada em 2002 a Semana Europeia da Mobilidade. Anualmente de 16 a 22 de setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável.
  1. Cerca de um quarto dos municípios portugueses perdeu mais de 10 % de habitantes nos últimos 10 anos. O que têm em comum estes concelhos do interior?
  1. Migração interna para o litoral, mais espaços verdes e maior número de atividades culturais
  2. Migração interna para o litoral, o aumento da natalidade e dos transportes públicos
  3. Migração interna para o litoral, redução da natalidade e emigração

    Entre os dez concelhos que mais cresceram percentualmente em termos populacionais oito fazem parte da Área Metropolitana de Lisboa. Este incremento não se deve apenas ao fluxo migratório do interior para o litoral, mas também à consequência das quase 40 mil pessoas que deixaram a capital, rumando para os concelhos periféricos, em busca de um menor custo de vida.
  1. O prémio Access City 2022 pretende distinguir e reconhecer os esforços das cidades para se tornarem mais acessíveis a pessoas com deficiência. Este ano, concorreram 40 localidades ou regiões urbanas, estando uma cidade portuguesa candidata ao grande prémio. Qual?
  1. Porto
  2. Lisboa
  3. Funchal

    Este ano, concorreram 40 localidades ou regiões urbanas com mais de 50 mil habitantes, tendo sido selecionado o Porto e outras cinco finalistas – Barcelona (Espanha), Helsínquia (Finlândia), Lovaina (Bélgica), Luxemburgo (Luxemburgo), Palma (Maiorca, Espanha).
  1. Luxemburgo tornou-se o primeiro país a ter transporte público gratuito. Em que ano?
  1. 2012
  2. 2018
  3. 2020

    Em fevereiro de 2020, Luxemburgo tornou-se o primeiro país do mundo onde o transporte público é gratuito. Porém, esta medida não se aplica só a este. De acordo com o jornal The New York Times existem mais de cem cidades espalhadas por todo o mundo a não cobrar dinheiro pelo transporte público. Entre os exemplos estão Tallinn (Estónia) e Dunkerque (França).
  1. Que país foi o primeiro a ganhar o prémio Destino Turístico Acessível 2019?
  1. França
  2. Portugal
  3. Suíça

    Portugal foi considerado o melhor destino turístico do mundo para pessoas com deficiência. É o primeiro prémio desta natureza entregue pela Organização Mundial de Turismo.
  1. O programa casas à venda por um euro já está disponível num país. Qual?
  1. Itália
  2. Portugal
  3. França

    Estes imóveis são vendidos pelo preço simbólico de um euro, com o compromisso de repovoar a área e reconstruir a comunidade local

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap