fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Romeu e Julieta, de John Romão: o amor à velocidade dos dias que correm

Em Romeu e Julieta, peça que estreia esta sexta-feira, dia 14, no Teatro Nacional D….

Texto de Ricardo Gonçalves

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Em Romeu e Julieta, peça que estreia esta sexta-feira, dia 14, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, o encenador John Romão apresenta um dispositivo cénico, no qual o texto, seminal na obra de Shakespeare, ganha dimensões contemporâneas: afinal, o amor no século XXI é, em parte definido pelas relações à distância, pelo individualismo, onde nem sempre “o outro” marca uma presença real.

É a partir destas premissas, que o encenador se propõe a trabalhar dois conceitos essenciais que explicam esta versão reimaginada de Romeu e Julieta: “a velocidade e o questionamento do lugar do corpo na contemporaneidade”, sustenta.“Trabalhar Shakespeare de uma forma muito generalista é quase impossível”, realçou à imprensa, no final de um ensaio, justificando a cenografia da peça, que é já a segunda de 2020 na sua conta pessoal, depois de Virgens Suicidas, apresentada em janeiro na Culturgest (Lisboa) e no Teatro Municipal Campo Alegre (Porto).

Em palco, o espetador é confrontado com cinco personagens - Romeu, Julieta, Benvólio, Mercúcio e Teobaldo -  suspensas, cada uma assente numa plataforma, em que juntas formam um círculo que vai girando. Falam para “o ar”, num estado que, de acordo com John Romão está “entre o céu e a terra, a vida e a morte”.

Desta forma, trabalha-se aquilo que está entre a “verticalidade e a horizontalidade, um não lugar para os corpos” que parecem “estar presentes, mas também ausentes no tempo”, completa. Face a esta construção, John Romão acrescenta ainda que o cenário põe em evidência a “presença-ausência do corpo mediada pelos meios de tecnologia e pelos meios de comunicação, numa relação com a virtualidade”, que pauta o tempo atual em que vivemos.

Definida por temas como o individualismo, o egocentrismo e a solidão, não existe, ao longo da ação toque entre as personagens, nem mesmo o beijo, essencial para o epíteto da tragédia. A peça termina por isso com a morte, desfecho conhecido de Romeu e Julieta, com as personagens no mesmo sítio em que se encontravam no início.

Por outro lado, é de destacar também a utilização de laser, como forma de trabalhar o cenário noturno que caracteriza esta tragédia, sendo que este detalhe mais técnico nos remete, uma vez mais, para um aspecto contemporâneo, que no fundo continua a ser incógnito para o espetador localizar.

Romeu e Julieta tem dramaturgia de John Romão e Marta Bernardes. O elenco é composto por João Arrais, João Cachola, João Jesus, Mariana Monteiro, Mariana Tengner Barros, Matamba Joaquim, Rodrigo Tomás, Rui Paixão, com participação de Gonçalo Menino, Salvador Graça e Vasco Venâncio. O desenho de luz é de Rui Monteiro, o de som, de Daniel Romero e, os figurinos, de Carolina Queirós Machado.

A peça, uma produção do Coletivo 84, estará em cena no D. Maria II até 1 de março, com sessões às quartas-feiras e sábados, pelas 19h00, às quintas e sextas-feiras, pelas 21h00, e, aos domingos, pelas 16h00. No dia 23 há sessão em língua gestual portuguesa e uma conversa com artistas no final do espetáculo. A sessão de 1 de março tem áudiodescrição.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografias de Filipe Ferreira

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0