É já entre os dias 12 e 21 de março que o RONDA Leiria Poetry Festival decorre, numa edição online mas com mais de 200 convidados, vindos de cerca de 40 países. Apresentar-se-ão em entrevistas, debates, workshops, vídeo-poemas, espetáculos musicais e performances poéticas. 

Esta é a primeira vez em que o RONDA se foca numa perspetiva internacional, sendo essa a razão para que altere o nome Ronda Poética para RONDA Leiria Poetry Festival. Juntam-se as cidades da Rede das Cidades Criativas UNESCO, nas diversas áreas que representam, bem como alguns festivais e instituições internacionais. Trazem consigo os seus poetas e projetos poéticos.

De acordo com o comunicado de imprensa, o festival terá “um formato inovador e pioneiro” e será “alojado numa plataforma online a partir de Leiria e de alguns hubs na Europa, Américas e África”, com diversos oradores e performers. Entre os convidados que a organização destaca encontram-se Gilles Lipovetsky (FR), Jack Hirschman (EUA), Tyehimba Jess (EUA), a poeta curda Bejan Matur, a japonesa Yoko Tawada, os brasileiros João Luís Barreto Guimarães e Marilia Garcia, e a santomense Conceição Lima. 

Uma vez que Leiria integra a Rede das Cidades Criativas UNESCO, sendo uma cidade Criativa da Música, foram pensados momentos musicais para o evento. Será possível ouvir As Canções Possíveis, de Manuel Freire, partindo d’Os Poemas Possíveis de José Saramago, Rita Redshoes com poemas de Francisco Lobo Rodrigues musicados, entre outros. Haverá ainda espaço para apresentar o espetáculo de teatro O Globo de Saramago - 1993; a pintura de Nuno Júdice e Isabel Pavão em diálogo; um dueto dos bailarinos Fernando Duarte e Solange Melo; e a media arte de Paulo Costa, com o projeto “Nas Casas os Homens”. 

O evento coordenado por Celeste Afonso conta com o apoio da Câmara Municipal de Leiria e da Livraria Arquivo na organização, produção e curadoria de Celeste Afonso, Mirna Queiroz, Ana Miranda, Xana Vieira e Paulo Costa, e Luís Filipe Sarmento na comunicação, feita em parceria como Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Leiria.

Podes saber mais sobre este evento, aqui.  

Texto de Carolina Franco
Fotografia disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.