Foi há dez anos que estreou o programa “Caderneta de Cromos” de Nuno Markl na Rádio Comercial. Era um programa humorístico dedicado às memórias de quem cresceu nas décadas de 70 e 80. Um ano depois, Nuno Markl lança o livro “Caderneta de Cromos”, uma espécie de enciclopédia sobre os ícones dessa época. Em modo de celebração, no dia 12 de novembro, chega às livrarias a edição comemorativa desse livro, com novos textos.

“Neste buffet de memórias cromas estão os melhores textos que fizeram parte dos dois livros da ‘Caderneta’, mais uma gostosa quantidade de outros nunca antes publicados”, escreve Nuno Markl sobre o livro comemorativo que sai no dia 12 de novembro.

“É a viagem definitiva aos 70 e 80, feita das minhas memórias, as dos ouvintes, as das pessoas incríveis que fizeram comigo a rubrica nas manhãs da Comercial – o Pedro Ribeiro, o Vasco Palmeirim e a Vanda Miranda – e as da Patrícia Furtado, a incansável ilustradora e detentora da chave da grande máquina do tempo, que definiu um look tão forte e mágico para a ‘Caderneta’ (…)”, acrescenta o autor.

O programa de rádio “Caderneta de Cromos” esteve no ar durante três anos, de 2009 a 2012. Os ouvintes recordavam as guloseimas, as baladas românticas, as lendas vivas do grande ecrã, as peças de vestuário, os desenhos animados, os jogos de rua, todos os ícones das décadas de 1970 e de 1980.

Ouve aqui a rubrica “Caderneta de Cromos”.

Texto de Maria Costa
Ilustração de Patrícia Furtado (adaptação da capa do livro)

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.