Três anos depois do álbum “III”, disco que foi editado internacionalmente pela Deutsche Grammophon, Rui Massena está de volta com um novo projeto que revela novas facetas da sua personalidade artística, em consonância com os tempos desafiantes que todos vivemos.

No próximo dia 5 de fevereiro, o maestro, pianista e compositor lança o tema “a song“, que serve como primeiro cartão-de-visita do EP “20PERCEPTION”. Rui Massena revela-nos, assim, uma componente mais atmosférica e introspetiva da sua música.

A song é uma das seis peças compostas pelo músico em 2020 e que integram este novo projeto, formado por uns simbólicos 20 minutos de música.  O piano solo explora diferentes timbres, na busca de uma intimidade e fugindo da assertividade melódica.

Pleno de Imaginários que atravessam todo o disco, reorganizados pelos sentidos do compositor, por uma perceção, “a song” reforça o poder da música, bem como o da ternura. Um verdadeiro anti-inflamatório para a realidade.

Os vídeos que acompanham as peças são filmados pelo compositor e representam um espelho da sua própria perceção visual. São um campo aberto à interpretação, num simbólico encontro entre o que estes tempos trazem e o valor que lhes damos. Posicionam-se como um exercício provocativo à imaginação.

Em breve serão revelados novos detalhes do disco “20PERCEPTION”.

Texto de Isabel Marques
Fotografia da cortesia da organização