fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Sandeman convida o artista Mário Belém para criar coleção sobre a história da marca

Sandeman, uma marca centenária de vinho do Porto, desafiou o artista Mário Belém para criar…

Texto de Ana Mendes

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Sandeman, uma marca centenária de vinho do Porto, desafiou o artista Mário Belém para criar uma coleção de peças de arte, numa aproximação da história iconográfica da marca com a obra de um artista contemporâneo. As criações podem ser vistas na recém-criada The Sandeman Gallery.

Tradição e contemporaneidade unem-se para dar continuidade à duradoura ligação que a Sandeman tem ao universo das artes. O convite ao ilustrador e artista gráfico, Mário Belém, propõe a criação de um conjunto de obras de arte originais, desenvolvidas através de uma representação visual própria de anúncios e colaborações da marca de vinho do Porto ao longo da sua história.

O resultado da coleção é uma reinterpretação do imaginário Sandeman, com uma linguagem de arte urbana que nos convida a olhar "O Barco" e "O Beco", duas peças de Mário Belém, disponíveis na The Sandeman Gallery. Uma viagem no tempo que revisita a história e a transporta para a atualidade, através de peças, desenhos e pinturas que caracterizam a herança secular da marca, aos olhos do artista.

"O Barco", criação de Mário Belém que retrata a história do vinho

No "Barco" há uma procura pela metáfora e simbologia, características do processo criativo de Mário Belém, que retratam o processo da criação do vinho. A representação do barco Rabelo, que navega e transporta o vinho pelo rio Douro, funde-se com a presença de uma figura humana que recorda uma música antiga, sensação equiparada a uma memória de um bom vinho.

Na passagem pelo "Beco", uma alusão de que a arte não se prende nas paredes de uma galeria, redescobrimos os elementos que compõem a história iconográfica Sandeman. Os cartazes, a figura The Don, o centauro, entre outros símbolos e figuras associadas ao passado visual da marca, que continua a marcar presença também nas paredes das ruas.

"O Beco" de Mário Belém a convite da Sandeman

Este caminho que pretende aliar a Sandeman e a arte, é a renovação de um compromisso da marca, que diversas vezes convidou artistas a contribuir para o seu universo visual com uma abordagem contemporânea. O caso de Jean d’Ylen e do escocês George Massiot-Brown, autor da mítica figura The Don em 1928, com o icónico chapéu típico de Jerez de la Frontera e a tradicional capa preta usada pelos estudantes universitários portugueses.

Pormenor do Centauro, na peça "O Beco"

Através da coleção do artista Mário Belém, cujo trabalho expõe a cultura portuguesa através do detalhe e de uma narrativa intrínseca aos seus projetos, a Sandeman expõe na galeria online o seu património histórico visual e reforça as parcerias com artistas, contribuindo para a relação da arte com os seus produtos e comunicação.

Texto de Ana Mendes
Fotografias da cortesia Sandeman

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0