fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

São muitos os “Caminhos do Cinema Português”

A XXIV edição do “Caminhos do Cinema Português” arranca, este ano, a 23 de novembro…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A XXIV edição do "Caminhos do Cinema Português" arranca, este ano, a 23 de novembro e vai até 1 de dezembro, em Coimbra. De filmes de animação, a documentários e pequenos ensaios, são dezenas as obras que podem ser vistas neste festival que “pensa” sobre os rumos da 7ª Arte em Portugal.

Como já é habitual, uma das grandes atrações do "Caminhos" são as Secções Competitivas, que este ano terão como jurados os atores Joana Pais de Brito e Diogo Amaral e o músico José Cid. São elas duas - a Seleção Caminhos e a Seleção Ensaios - e trazem-nos todo o tipo de filmes. “Madness”, de João Viana, “Terra Franca”, de Leonor Teles, “Equinócio”, de Ivo M. Ferreira, e “Bruma”, de Sofia Cachim, são alguns exemplos disso mesmo, tendo sido estes apenas alguns dos escolhidos de entre mais de 300 obras que foram propostas a esta corrida.

A par das sessões de cinema, as conversas e as formações assumem um papel de destaque no “Caminhos”. No âmbito das "MasterSessions", co-organizado com o Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas da Universidade de Coimbra, são convidados alguns especialistas da área a debater acerca de temáticas como a representação da crise no cinema português.

O Caminhos é um festival que existe desde os anos 80 na sequência de um Curso de Verão da Sala de Estudos Cinematográficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. De lá para cá, devido ao seu papel na divulgação de novos autores, tem-se constituído como uma referência para todos aqueles que pretendem ingressar nesta área.

 

O Gerador é parceiro do "Caminhos do Cinema Português"
Fotografia de Ricky Turner, disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0