O Meu Primeiro FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica) está de regresso à cidade invicta, do Porto. A partir de vários espaços da cidade, de 29 de outubro a 2 de novembro, o evento promete levar até à cidade propostas que desafiem a cidade, a juventude e as famílias. O objetivo é que o público se encontre com o teatro e reflita acerca de temas relevantes em todas as idades.   

Num festival cujos princípios norteadores são a “acessibilidade e o alcance democrático das obras”, lê-se no site, a segunda edição promove uma sessão com um total de sete obras. “A Caminhada dos Elefantes”; “Matrioska”; “Os Figos são para quem passa”; “O Design Inteligente da Jenny Chow”; “Porta; Olo: um solo sobre um solo”; “Bailado para Facas, Talheres, Motoserras e Fantasmas” são as escolhidas.   

Para além disto, o FITEI vai ainda promover um conjunto de workshops, entre eles, “Como internacionalizar um projeto”, “Oficinas de Dramatugia” ou ”Revoadas- Procedimentos de Criação Colaborativa”. 

Podes aceder aqui à programação na íntegra.

A pensar no alcance universal das obras, O Meu Primeiro FITEI terá uma extensão no FITEI Digital, uma plataforma de streaming lançada em maio deste ano, durante o 44.º FITEI -- Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica.

Simultâneamente, o FITEI irá acolher o primeiro encontro presencial ConnectUP, um projeto da Europa Criativa. 

O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica é uma instituição cultural cuja ambição é promover o teatro e as artes performativas, assim como fomentar a criação artística, através da realização de um festival anual com uma visão de destaque na Península Ibérica.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Pexels