A associação cultural Acesso Cultura está a programar, para o próximo dia 22 de abril, um seminário online para perceber melhor a missão dos diferentes espaços culturais. “Missão: porque é que fazemos o que fazemos?” é o tema do debate que também conta com Maria Vlachou, consultora em Gestão e Comunicação Cultural.

“Em Portugal, a maioria das organizações culturais entende como ‘missão’ a descrição do que faz. Assim, temos muitos – tantos – museus que colecionam, preservam, estudam e expõem; e muitos – tantos – teatros que apresentam peças de teatro e dança, realizam concertos e tertúlias, etc. Raramente, no entanto, se questionam sobre o porquê fazem o que fazem, qual a intenção, qual a sua razão de existir e quem sentiria a sua falta se não existissem”, começam por explicar a organização na sua página.

A conversa pretende elucidar sobre aquilo que os cidadãos podem esperar dos espaços culturais, a sua importância e a relevância do seu trabalho. O público-alvo deste debate são os profissionais da cultura, em especial gestores culturais e diretores. A participação tem o preço de 10€ e é necessária inscrição através do formulário, que pode ser encontrado aqui.

Sabe mais aqui.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Sergey Zolkin via Unsplash

acesso-cultura-gerador