fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

“Seres Vulneráveis” pensa o espaço e o tempo

Entre dias 26 e 28 de novembro o Maat recebe a Assembleia II de Seres Vulneráveis, que integra sessões de uma assembleia pública sobre o espaço e o tempo das epidemias.

Presente num trabalho de investigação de longo prazo realizado por Andrea Bagnato e Ivan L. Munuera, Seres Vulneráveis reflete perante o espaço e a coabitação sob o prisma das doenças infecciosas. Convidando diferentes convidados de diversas disciplinas e contextos reune um programa de palestras, conversas, atuações, projeções de filmes e música.

"O contágio é sempre função da proximidade – uma proximidade que começa a tornar-se desconfortável face ao aumento da frequência das epidemias decorrente da devastação capitalista do ambiente. Ao longo da história, os programas de controlo de contágios – aquilo que se entende por saúde pública – transformaram edifícios e cidades. Mas para lá do mundo ocidental, a saúde pública foi também um instrumento de opressão, violência e segregação colonial. No próprio Ocidente, os indivíduos e grupos sociais que se afastaram da “norma” foram vítimas de exclusão estrutural, facto bem patente na pandemia do VIH/SIDA ainda em curso", lê-se ma sinopse da assembleia.

Seres Vulneráveis destaca questões como: como se produz e espacializa o conhecimento epidemiológico, e quem é dele excluído?; Como pode a linguagem em torno da doença e da saúde ser ressignificada com vista a abolir metáforas opressivas? E que conhecimentos colher de formas passadas e atuais de organização coletiva perante o sofrimento? 

Assinalando a primeira parte de um projeto distribuído por múltiplos espaços com curadoria de Andrea Bagnato e Ivan L. Munuera, ao qual será dada continuidade com Zonas de Contacto, uma exposição com inauguração marcada para o verão de 2022 em La Casa Encendida.  

Algumas das conclusões e dos debates destes encontros estarão disponíveis no maat.ext (extended) e no canal do museu no YouTube. 

Texto de Patrícia Silva
Fotografias de Hendrik Zeitler
Se queres consultar mais notícias, clica aqui.

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap