Todas as segundas-feiras, pelas 12h00, o Teatro Nacional São Carlos disponibiliza um episódio da série O que é que a ópera tem?um projecto do OPART — Organismo de Produção Artística, “no âmbito da sua missão estratégica de promoção e alargamento de públicos” e de reforço do serviço educativo. Esta série convida as crianças, particularmente entre os 6 e os 12 anos de idade, a entrar no universo do Teatro, da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, onde reina a ópera e a música clássica.

“Vicente (6 anos), Francisca (7 anos) e Marta (10 anos) são três amigos que, em tempo de pandemia, não deixam de conversar e brincar, mas agora numa sala de chat. Numa dessas conversas, Marta fala aos amigos da boneca Carlota, a sua amiga que vive no Teatro Nacional de São Carlos.”

Em cada episódio, e com a ajuda da Carlota, vamos conhecer maestros, coralistas e músicos da família São Carlos”, assim como “as famílias de instrumentos”, “as vozes de um coro, o funcionamento dos corpos artísticos, a história da música e da ópera”, entre outras viagens, lê-se na apresentação.

Partes da ópera A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart, serão dadas a conhecer pelos músicos da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos.

Os episódios serão disponibilizados no site, na página de Facebook e no Instagram do TNSC.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues
Cartaz disponível na página de Facebook do TNSC