Serralves junta-se em parceria com o CIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, para mais uma edição das “Conversas com Ciência”, no dia 24 de janeiro.

O objetivo do evento prende-se em criar uma proximidade à ciência através da partilha e conhecimento do trabalho desenvolvido pelos investigadores deste centro.

As “Conversas com Ciências” acontecem num domingo de cada mês em registo informal, desta vez, com o investigador Pedro Leão como convidado, para falar sobre a “A Química Secreta Dos Oceanos”.

“Tradicionalmente, a pesquisa por moléculas de origem natural para o tratamento de infeções, o cancro ou outras patologias, tem sido efetuada de forma exaustiva a partir de fontes terrestres. No entanto, à medida que se foi explorando a vastidão dos oceanos, ficou claro que os inúmeros organismos que os habitam – desde as águas costeiras até às fossas mais profundas – representam um extraordinário reservatório de novas moléculas. Estas são por vezes muito diferentes das que se encontram em ambientes terrestres, sendo usadas como fármacos por todo o mundo, embora nos encontremos ainda no início de um longo caminho de descoberta da química que se esconde nos oceanos.” – referem na sinopse do evento.

O evento é gratuito, mas requer inscrição obrigatória para o contacto a.silva@serralves.pt. Após o término do prazo de inscrições será enviado o link de acesso ao evento.

Foram realizadas conversas em 2020 com temáticas como “As Múltiplas Facetas Das Ervas Marinhas na Mitigação De Impactos Globais”, “O Misterioso Sono dos Golfinhos: História de Evolução Debaixo de Água” ou “Plásticos, Lixo Marinho e Redes de Pesca Fantasma: Um oceano de prevenção”.

Local: Online

Horário: Dia 24 de janeiro, das 10h30 ao 12h00

Preço: Grátis

Fotografia da cortesia de Serralves