Fevereiro traz consigo um futuro arquivo para as memórias da dança contemporânea portuguesa. Set-up tem estreia marcada para dia 18 de fevereiro, para uma primeira edição com 16 artistas de diversas gerações e correntes artísticas.

Set-up: Podcasts da dança contemporânea portuguesa é o nome do projeto criado pela Sekoia - Artes Performativas, e que quer criar um arquivo sonoro e visual para a história de vida e percurso profissional de algumas das figuras mais relevantes da dança contemporânea portuguesa. Para isso, este podcast será como um palco para expor a matéria prima que compõem o tecido do panorama da dança contemporânea nacional - a pessoa, o artista, a sua arte e as mais valias do seu trabalho na sociedade -, assim como o desenvolvimento de novos públicos. Através deste palco, a organização pretende promover o debate "em torno de alguns dos temas centras da disciplina, assim como alcançar a reflexão sobre o papel da dança contemporânea na sociedade portuguesa, tentando realçar as diferentes abordagens dos profissionais à sua arte e procurando respostas para um futuro culturalmente mais sustentável".

Este (futuro) arquivo - moderado pela agente cultura, Ana Rocha -, terá tradução para inglês e linguagem gestual, e contará na sua primeira edição com 16 artistas de diversas gerações e correntes artísticas: Carlota Lagido, Catarina Miranda, Filipa Francisco, Joana Castro, João dos Santos Martins, Joana von Mayer Trindade e Hugo Cristovão, Joclécio Azevedo, José Laginha, Madalena Victorino, Francisco Camacho, Olga Roriz, Odete Ferreira, Rui Horta, Sofia Dias & Vítor Roriz, Vânia Rovisco e Vera Mantero, são os nomes dos criadores que vão partilhar mais sobre o seu percurso.

O podcast será lançado no dia 18 de fevereiro e estará disponível em formato áudio nas principais plataformas digitais e em vídeo no Youtube.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia disponível via Pexels

Se queres ler mais notícias, clica aqui.