A Câmara Municipal de Silves afirma-se como a cidade berço da poesia arábico-andalusa, com a 1ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus | Poesia 2021. O Prémio terá periodicidade bienal e destina-se a autores com idade superior a 18 anos, nacionais ou estrangeiros, a residir em Portugal

A Câmara Municipal de Silves escolheu o mês de maio para apresentar a 1ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus I Poesia 2021, mês em que se assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa e o Dia do Autor Português.

A apresentação do Concurso acontece no dia 22 de maio, dia do Autor Português, pelas 10h no Salão Nobre da Câmara Municipal de Silves, e conta com a participação de Rosa Palma, Presidente da Autarquia, o presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola de São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra, Carlos Vargas e da Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira. O evento pretende não só afirmar Silves como a cidade berço da poesia arábico-andalusa, mas também como lugar de riquíssima diversidade cultural, detentor de uma herança de paisagens literárias referenciadas em inúmeras obras da literatura portuguesa. O nome do prémio é uma homenagem ao escritor nascido em São Bartolomeu de Messines e pretende distinguir e divulgar a criação literária de autores com obra publicada em língua portuguesa.

O Prémio Nacional Literário João de Deus | Poesia 2021 é bienal e destina-se a autores com idade superior a 18 anos, nacionais ou estrangeiros, a residir em Portugal, que apresentem obra editada em livro, em língua portuguesa, e cuja primeira edição tenha ocorrido nos dois anos civis anteriores ao ano em que ocorre o concurso. Esta primeira edição é dedicada à poesia,  e conta com João Pedro Mésseder, Violante Magalhães e Catherine Dumas no júri. As candidaturas ao decorrem entre os dias 22 de Maio e 2 de julho de 2021 e o vencedor receberá um prémio no valor de dez mil euros.

O regulamento está disponível para consulta na página da autarquia.

Texto por Patrícia Nogueira
Fotografia Denise Jans via Unsplash

Se queres ler mais entrevistas sobre a cultura em Portugal, clica aqui.