Os autores portugueses Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena serão homenageados na próxima semana no Rio do Janeiro, no Brasil. As celebrações surgem por ocasião do centenário do nascimento dos artistas.

Ao todo, o colóquio contará com cerca de 100 apresentações divididas entre os dias 2 e 5 de setembro. A organização está a cargo do Real Gabinete Português de Leitura e da Cátedra Jorge de Sena, da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A iniciativa foi chamada de “Sena & Sophia: centenários”.

“Este programa é tributo e evocação, comunicação e divulgação, revelação e conhecimento de uma personalidade única, de uma vida intensa e de uma obra excecional, que é contemporânea do presente e continuará a sê-lo do futuro. Criações literárias, artísticas, musicais e cinematográficas, colóquios, conferências, edições, espetáculos, exposições, em Portugal e no estrangeiro, são as formas com que damos nome às coisas que Sophia olhou com olhos abertos e atentos, às que amou e também às que recusou”, pode ler-se no site da organização.

Cerca de 100 especialistas de vários países reúnem-se, assim, para dialogar sobre a vida e obra dos autores portugueses. As comemorações iniciam-se com “O Nome Das Coisas”, uma peça teatral baseada na obra de Sophia de Mello B. Andresen.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Jonas Jacobsson via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.