fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Space Festival. Música experimental e improvisada sobe ao palco em Caminha

A vila de Caminha, em Viana do Castelo, acolhe, entre os dias 26 e 28…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A vila de Caminha, em Viana do Castelo, acolhe, entre os dias 26 e 28 de novembro, um festival que pretende promover o acesso a projetos artísticos consolidados e emergentes fora dos grandes centros urbanos. Com o propósito de "contribuir para a divulgação desta área da música, rica em inovação e criatividade em territórios de baixa densidade", o Space Festival terá lugar no Valadares Teatro Municipal de Caminha e no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.

Com uma programação que inclui espetáculos "onde as artes visuais, a tecnologia e a performance dialogam com a música experimental e improvisada", a iniciativa pretende "estimular a coesão territorial na fruição de espetáculos artísticos diversos e a circulação de artistas em todo o território nacional, para que este género de música se torne mais acessível em vários pontos do país", avança a organização do Space Festival, organizado pela Associação Cultural Rock‘n’Cave.

Na sexta-feira, dia 26, o festival decorre no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora e apresenta uma programação destinada a famílias e ao público em geral. O filme-concerto Piratas e Sereias, Ostras e Baleias, composto por diversas curtas metragens de animação de várias nacionalidades, marca a abertura da iniciativa.

O segundo dia arranca, no mesmo espaço, com o espetáculo Cine-Música, fruto da Oficina de Música para Filmes, desenvolvida pelo Space Ensemble em diversas escolas de música. "A oficina está a ser trabalhada em várias localidades, com o objetivo de despertar os jovens para as potencialidades da música experimental e improvisada, bem como criar uma relação de proximidade com a comunidade dos locais onde decorre o festival", é dito em comunicado. O espetáculo conta com a participação da Academia de Música Fernandes Fão de Vila Praia de Âncora (de Caminha), dos alunos do Ensemble de Clarinetes de Goián (de Tomiño, Espanha) e da Escola do Rock de Paredes de Coura.

Também no sábado, dia 27, a programação passa para o Valadares Teatro Municipal de Caminha, com um solo do multi-instrumentista Jorge Queijo, que lançou dez discos em 2020, sete dos quais foram lançados em sete horas. Depois, é apresentado o filme-concerto As Aventuras do Príncipe Achmed, que integrou recentemente a programação do Film-Fest em Setúbal e do Festival Jazz ao Centro em Coimbra.

Filme-concerto As Aventuras do Príncipe Achmed. Fotografia de © João Duarte

A programação do festival encerra no domingo, 28 de novembro, também no Teatro Valadares, com o solo de Samuel Martins Coelho, artista multidisciplinar que lançou recentemente o segundo álbum a solo, Cura, seguido do espetáculo multidisciplinar Pequeno Mundo, que cruza diversas áreas artísticas, como vídeo, representação, dança e a música, com estímulos científicos em parceria com uma investigadora da área da Biologia. 

Fundado em 1999, em Coimbra, o Space Festival realizou, até 2005, várias edições itinerantes, em locais como Porto, Lisboa, Braga e Aveiro, programando inúmeros artistas portugueses, numa abordagem aos "novos rumos da música contemporânea, possibilitados pela via da experimentação, da improvisação e das novas tecnologias digitais."

Nesta nova edição, o festival regressa à sua génese, tendo convidado o Space Ensemble – uma formação musical que trabalha com diversos músicos, "inspirada no Space Festival e com origem nas suas primeiras edições" – a apresentar alguns espetáculos e também a convidar outros artistas e projetos nacionais, para esta mostra de quatro concertos multidisciplinares distintos.

Fotografia de © João Duarte (do filme-concerto Piratas e Sereias, Ostras e Baleias)

Se queres ler mais notícias sobre cultura clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0