A edição deste ano d’As Festas da Cidade decorrem até dia 12 de julho, num formato diferente e moldado às novas circunstâncias.

As iniciativas culturais, ao longo de 10 dias, vão desde exposições, programação infantil, mini-concertos, vídeo mapping nas fachadas das casas – “Festival à Janela” – serões nas casas de fado e quatro espetáculos com plateia sentada e transmissão online.

No dia de hoje, 4 de julho, celebra-se o Dia da Cidade, desta feita consta no programa a inauguração do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra e ainda o concerto de Rui Veloso, no Jardim da Sereia. No fim de semana seguinte – 10 e 11 de julho – é, então, a vez de subirem ao mesmo palco os Anaquim e André Sardet com João Só.

Com um total de dez espetáculos distribuídos por cinco espaços, os mini-concertos prometem levar a palco “muitos artistas de Coimbra ou que, de algum modo, estão ligados à cidade”. O cartaz das Festas apresenta ainda a passagem de vídeo mapping nas fachadas das casas, para o que público possa assistir a estes espetáculos, com duração entre 10 a 15 minutos, a partir das suas casas.

Já o Convento São Francisco será palco de um musical que, segundo a autarquia, “vai apresentar os maiores êxitos de sempre da Broadway e do West End, reunindo em palco alguns dos melhores artistas da atualidade”.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Coimbra afirma que este ano “as celebrações serão diferentes dos últimos anos, apostando em eventos simultâneos, entradas controladas para adequar a lotação e transmissões online para as redes sociais”, de forma a garantir o apoio da economia local.

A programação completa do evento pode ser consultada aqui.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Cartaz Festas da Cidade

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.