O dia 9 de novembro assinala a presença de Anthony Braxton, uma referência do jazz norte americana, nos palcos do Teatro do Bairro Alto. O multi-instrumentista, mais conhecido pelo saxofone, apresenta o seu projeto Diamond Curtain Wall, agora, com a estreia da trompetista portuguesa Susana Santos Silva.

Estreando-se no trio que se tem manifestado em diferentes formações ao longo dos anos, agora em tour europeia, a trompetista e compositora portuguesa, acompanha Anthony Braxton, um dos mais profícuos compositores americanos, também responsável pelo encontro das tradições transafricanas e europeias assentes no jazz e na música contemporânea.

O artista, com um percurso que se distingue pelos diferentes contextos, do solo à ópera, tem aliado métodos de composição e notação que demonstram uma síntese pessoal do legado dos compositores Schoenberg, Stockhausen e Xenakis com a exploração de técnica instrumental, tímbrica e métrica à luz das práticas jazzísticas de Parker, Coltrane e Dolphy.

Em Diamond Curtain Wall, um projeto que se tem manifestado em diferentes formações e que contam com nomes como Taylor Ho Bynum, Ingrid Laubrock ou Mary Halvorson, Braxton recorre à eletrónica através do software SuperCollider de interação em tempo real, como sistema de composição onde aplica um vocabulário modular, materializando uma prática a que chama de transidiomática e multi-hierárquica, com implicações filosóficas e cosmológicas.

Susana Santos Silva e Adam Matlock, acordeonista norte-americano, assinalam assim uma nova formação dos Diamond Curtain Wall.

O espetáculo decorrerá na Sala Principal do TBA, pelas 19h30 do dia 9 de novembro. O bilhete tem um custo de 5euros a 14 euros.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia da cortesia do Teatro do Bairro Alto
Se queres consultar mais notícias, clica aqui.