fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Susana Santos Silva, uma estreia com Diamond Curtain Wall no TBA

O dia 9 de novembro assinala a presença de Anthony Braxton, uma referência do jazz…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O dia 9 de novembro assinala a presença de Anthony Braxton, uma referência do jazz norte americana, nos palcos do Teatro do Bairro Alto. O multi-instrumentista, mais conhecido pelo saxofone, apresenta o seu projeto Diamond Curtain Wall, agora, com a estreia da trompetista portuguesa Susana Santos Silva.

Estreando-se no trio que se tem manifestado em diferentes formações ao longo dos anos, agora em tour europeia, a trompetista e compositora portuguesa, acompanha Anthony Braxton, um dos mais profícuos compositores americanos, também responsável pelo encontro das tradições transafricanas e europeias assentes no jazz e na música contemporânea.

O artista, com um percurso que se distingue pelos diferentes contextos, do solo à ópera, tem aliado métodos de composição e notação que demonstram uma síntese pessoal do legado dos compositores Schoenberg, Stockhausen e Xenakis com a exploração de técnica instrumental, tímbrica e métrica à luz das práticas jazzísticas de Parker, Coltrane e Dolphy.

Em Diamond Curtain Wall, um projeto que se tem manifestado em diferentes formações e que contam com nomes como Taylor Ho Bynum, Ingrid Laubrock ou Mary Halvorson, Braxton recorre à eletrónica através do software SuperCollider de interação em tempo real, como sistema de composição onde aplica um vocabulário modular, materializando uma prática a que chama de transidiomática e multi-hierárquica, com implicações filosóficas e cosmológicas.

Susana Santos Silva e Adam Matlock, acordeonista norte-americano, assinalam assim uma nova formação dos Diamond Curtain Wall.

O espetáculo decorrerá na Sala Principal do TBA, pelas 19h30 do dia 9 de novembro. O bilhete tem um custo de 5euros a 14 euros.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia da cortesia do Teatro do Bairro Alto
Se queres consultar mais notícias, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0