De 11 a 15 de março, decorre a 9.ª edição do Talkfest - International Music Festivals Forum, que terá lugar na FIL, em Lisboa, em paralelo e em parceria com a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

A programação do festival incluí conferências, um pitchstage, workshops, apresentações científicas, uma mostra de documentários, uma área lounge, a realização da gala dos Iberian Festival Awards e ainda diversos concertos que terão lugar em Lisboa mas também no Porto.

Relativamente aos concertos programados durante o festival, o espaço Maus Hábitos, no Porto, recebe, no noite de 11 de março, os  portugueses Holy Nothing  que irão apresentar o novo álbum “ Real”, marcado por influências eletrónicas do Brasil. Já na noite de 13 de março, é a vez de Noiserv se apresentar no Talkfest, desta vez em Lisboa, no Estúdio Time Out, que também irá apresentar várias músicas do seu novo álbum. Em ambos os concertos irão também atuar os espanhóis My Expansive Awareness e Museless.

Ao nível das conferências, o Talkfest receberá este ano mais de 100 oradores, tendo como keynote speakers, a directora de marketing da maior empresa de entretenimento do mundo – Live Nation –, Marisa Márquez Romero, e o director de marketing da Last Tour, Gaby Salaverra, que explicará os factores de sucesso e crescimento da promotora que realiza o Bilbao BBK Live, Bime Live entre outros eventos ao longo do ano.

Já no Pitchstage, alguns temas como a promoção para a igualdade em festivais; a nova legislação para a reprodução da música em espaços públicos; a utilização de copos reutilizáveis; o mercado secundário de bilhetes; e os desafios 5G em eventos de massa, serão alguns dos temas em discussão.

Esta edição do festival irá ainda contar com diversos workshops que vão desde o planeamento de eventos sustentáveis até ao storytelling visual, passando pela importância de saber comunicar através de  influencers ou bloggers.

Relativamente à mostra de documentários, os Pop Dell’Arte, Blasted Mechanism, First Breath After Coma e Escola do rock são os protagonistas desta seção, onde se junta ainda o galardoado documentário Wheels of Madness – Sziget Festival,que retrata a experiência de um portador de mobilidade condicionada num festival, alertando para as suas dificuldades mas enfatizando as suas vivências.

Além desta programação, o Talkfest é responsável este ano pela realização da gala dos Iberian Festival Awards, a decorrer no dia 14 de março. O evento decorre pela primeira vez num sábado à noite e a isso acresce o facto de existirem mais categorias a premiar, mais atuações ao vivo e mais atividades de entretenimento disponíveis.

Os bilhetes estão na Fase 3 e encontram-se disponíveis no site oficial e See Tickets. O acesso geral garante entrada gratuita nas noites de concertos.

A programação completa do Talkfest pode ser consultada aqui.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Josh Sorenson via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.