O Teatro Aveirense celebrou 140 anos de existência a 5 de março. Para assinalar a comemoração a estrutura criou um conjunto de vídeos com vários membros da comunidade artística e criativa de Aveiro. Os vídeos já se encontram disponíveis para visualização.

Realizados por Nuno Barbosa, os vídeos , de curta duração, contam com um elenco composto por Lara Pereira, mema., Nico Pires e Teresa Queirós e o texto original de Bruno dos Reis. As filmagens decorreram no topo do Teatro Aveirense, onde a luz e o cenário se destacam positivamente, criando assim uma "alusão ao seu envolvimento com a cidade, a região e o mundo" que se reflete também na frase adotada pelo teatro "Deste palco vê-se o mundo".

Com regresso assinalado em setembro, o Teatro Aveirense dedica-se a desenvolver uma nova identidade gráfica, novas ferramentas de comunicação, assim como uma exposição e um livro que têm como objetivo apresentar o teatro de forma inédita. 

O acontecimento é também assinalado pela reabilitação do Teatro Aveirense, iniciada em fevereiro, cujo investimento da Câmara Municipal de Aveiro visa intervir de forma generalizada na conservação das infraestruturas, equipamentos e organização funcional. Esta opção de renovação resulta da "utilização intensiva e da ausência de ações regulares de manutenção e renovação do edifício desde a última grande intervenção de reabilitação, em 2003", lemos no comunicado.

O início da obra da reconstrução apontava-se para o mês de julho do presente ano, mas a evolução da pandemia não o permitiu. Assim, o Teatro Aveirense manter-se-á encerrado até setembro.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia da cortesia do Teatro Aveirense

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.