Através da reinterpretação de um clássico infantil e subordinado à temática do medo, o Teatro D. Maria II, em Lisboa, apresenta a peça para crianças “Mau mau, lobo mau!”, a partir deste sábado, dia 16 de fevereiro.

A ação da peça centra-se num diálogo entre uma menina de casaco vermelho que não tem medo de nada e um lobo que devia provocar-lhe medo, mas que já não consegue fazê-lo.

Em declarações ao Gerador, a encenadora Catarina Requeijo explicou que a ideia de trabalharem sobre a temática do medo surge depois de terem escolhido uma figura marcante da literatura infantil como o lobo mau. “Fomos procurar figuras que tivessem muita força nesse universo e aí chegamos à figura do lobo mau, que embora já não esteja tão presente, ainda é bastante reconhecível”, explicou.

A peça “Mau mau, lobo mau!” utiliza colagens de textos escritos por Inês Fonseca Santos e Maria João Cruz, a partir de histórias e contos infantis.

Numa parceria estabelecida com a Câmara Municipal de Lisboa, esta peça será também apresentada a cerca de 24 jardins de infância, da rede pública de escolas da cidade. “O objetivo, é chegarmos a toda a rede pública de Lisboa. Assim, haverá crianças que vão ter a sorte de ver os espetáculos ao longo dos anos e essa relação de continuidade é um privilégio, porque ficamos a conhecer a realidade das diferentes escolas”, realçou Catarina Requeijo.

Depois de sair de cena, segue-se a peça “Falas Estranhês”, que estará presente de 11 de maio a 1 de junho. No caso deste segundo espetáculo, a preocupação centrou-se na multiculturalidade presente nos diversos jardins de infância da capital. “Devido à grande diversidade das escolas, com muitas crianças não falantes de português, o Tiago Rodrigues, diretor artístico do Teatro D. Maria II, sugeriu a ideia de termos essa temática da comunicação ou da falta dela. São três pessoas que se encontram, uma de cá, outra que chegou há pouco tempo a Portugal e outra que não fala mesmo a nossa língua”, explicou Catarina Requeijo, que será também encenadora desta peça.

“Mau, mau, Lobo Mau!”, que conta com interpretação de Gonçalo Egito e Sandra Pereira, é dirigida a famílias com crianças dos três aos seis anos e vai estar em cena no Salão Nobre até ao dia 23 de março. Este será o quarto espetáculo apresentado no âmbito do projeto “Boca Aberta”, iniciado em 2015, no Teatro Nacional D. Maria II.

O “Boca Aberta” procura introduzir as crianças ao teatro e às expressões dramáticas, com espetáculos desenvolvidos a partir de textos que fazem parte do Plano Nacional de Leitura, clássicos da literatura portuguesa e obras de autores portugueses e estrangeiros.

De acordo com o Teatro D. Maria II, os bilhetes para esta peça terão um custo de 4€ por pessoa, incluindo crianças.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de  Filipe Pereira

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.