Dia 21 de Setembro marca o início da nova temporada do LU.CA – Teatro Luís de Camões. Estão previstos concertos, bailes, espetáculos de dança contemporânea, teatro, oficinas, miniconferências e leituras. O LU.CA dedica-se especialmente aos mais novos, com a missão de lhes ampliar o conhecimento e a fruição.

Se queres ver o programa desta temporada, de setembro a dezembro, clica aqui.

O arranque dá-se com o “Ciclo das Eleições” que é constituído pelo Concerto Pré-eleitoral “Mais alto!” interpretado pelos músicos Francisca Cortesão e Sérgio Nascimento, pelo Baile de Discos Pedidos DJSET de Tânia Afonso, pela Oficina “É bom mandar?” orientada por Catarina Requeijo e Inês Barahona, pela miniconferência sobre a democracia com Rui Tavares, e por leituras encenadas.

Com as eleições legislativas à porta (dia 6 de Outubro), o LU.CA diz-nos que com “este ciclo procura esclarecer, motivar interesse e inventar zonas de conversa e discussão com o público mais jovens sobre uma matéria que implica com todos”.

Outubro contará com o espetáculo de dança “Dentro do coração” de Márcia Lança que parte da pergunta: “O que existe dentro do coração?”. Este é um espetáculo pensado para crianças pequenas com mais de 3 anos que, segundo a descrição no programa, pretende explorar um imaginário variado e complexo dentro do coração de cada um.

Em Novembro destaca-se o projeto “Aldebarã”, com encenação de Marco Paiva. É um espetáculo teatral futurista construído a partir de jornadas mitológicas de heróis como Ulisses, Eneias e Jasão. Passa-se em 2118, altura em que os recursos da Terra já estão esgotados. Torna-se necessário encontrar outro sítio habitável e é organizada uma missão espacial em que os tripulantes são seres desajustados que o planeta rejeitou. “Aldebarã” é um projeto concebido pela associação cultural Terra Amarela, plataforma de criação com sede em Sintra, que se funda na ideia de que a diferença traz riqueza.

“A Menina do Mar”, um dos títulos mais queridos de Sophia de Mello Breyner Andresen, é um espetáculo que será reposto em Dezembro no LU.CA. Toma a forma dum conto musical, “com atores e músicos a percorrer a história de uma menina que vive no mar – curiosa pela vida em terra – e de um menino que vive em terra – curioso pela vida no mar – e do encontro improvável entre estes dois mundos…”, resume o programa do teatro. A encenação é de Ricardo Neves-Neves, e a música de Edward Luiz Ayres D’Abreu.

O LU.CA – Teatro Luís de Camões tem como objectivo apresentar e apoiar a criação performativa contemporânea dirigida a crianças e jovens, bem como fomentar a relação deste publico com outras disciplinas artísticas; procura também introduzir tópicos relevantes da atualidade e criar aproximações entre os criadores, as obras, os públicos e o edifício.

Texto de Maria Costa
Ilustração de Gonçalo Antunes, espetáculo “Dentro do Coração”

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.