Com todas as atividades presenciais suspensas desde o passado dia 14 de janeiro, o Teatro Municipal do Porto (TMP) intensifica a estratégia revelada no início da temporada 2020/2021, apresentando parte da programação delineada para os meses de janeiro e fevereiro em ambiente exclusivamente digital.

Entre os dias 29 e 31 de janeiro, será exibido um vídeo que documenta o processo de criação de Estreito/Estrecho, um projeto que junta a mais antiga companhia de teatro portuguesa, o Teatro Experimental do Porto (TEP), e a companhia de teatro chilena Teatro La Maria. O vídeo estará disponível gratuitamente, durante este período, no site do TMP. No próximo domingo, 31 de janeiro, realizar-se-á uma conversa online com os artistas, aberta à participação do público, com transmissão no Zoom e nas páginas de Facebook do TMP e de ambas as companhias. Os interessados na conversa devem inscrever-se previamente, enviando email para: paralelo.tmp@agoraporto.pt

O regresso do ciclo literário Quintas de Leitura acontece no próximo dia 11 de fevereiro no palco digital do TMP. A sessão intitulada O astronauta casou-se por lá pretende celebrar a obra de dois poetas da cidade do Porto: Filipa Leal e João Habitualmente. Haverá ainda um número de circo contemporâneo, de Daniel Seabra e Margarida Monteny, e dois momentos musicais, com assinatura dos Lavoisier e Cachupa Psicadélica. O espetáculo estreia-se a 11 de fevereiro, a partir das 22h00, e ficará disponível online, na Bilheteira Online (BOL), até 14 de fevereiro. O preço do bilhete é de 4,50 euros.

A programação do TMP conta também com o concerto dos Conferência Inferno, trio portuense formado por Francisco Lima, Raúl Mendiratta e José Miguel Silva, que acaba de lançar o álbum de estreia Ata Saturna, que inclui o single Ausente. Deste projeto, integrado no ciclo Understage e em coprodução com a editora Lovers & Lollypops, espera-se muita música electrónica com ritmos de kraut, darkwave e punk. O concerto decorre no dia 19 de fevereiro, às 22h00, ficando disponível durante 48 horas, na BOL. O preço dos bilhetes é de 3,50 euros.

No dia 25, será possível assistir à estreia de F..., a mais recente criação da companhia de teatro Estrutura para o palco online do TMP. O espetáculo junta três criadoras, Cátia Pinheiro, Patrícia da Silva e Paula Sá Nogueira, num exercício que, a partir dos seus corpos, atravessa várias ideias de feminismo. Inicialmente prevista para ser apresentada em formato misto (em sala e online), a peça foi adaptada e transformada num objeto artístico digital. O espetáculo estará disponível na sala virtual do TMP, na BOL, de 25 a 28 de fevereiro. Os bilhetes custam 4,50 euros.

Novas datas para Jérôme Bel e Companhia Nacional de Bailado

O programa Dançar em Tempo de Guerra, da Companhia Nacional de Bailado (CNB) — que reúne duas obras criadas nos anos 30 do século passado, A Mesa Verde (1932) e Chronicle (1936) —, cuja apresentação estava prevista para 19 e 20 de fevereiro, irá agora realizar-se nos dias 28 e 29 maio, no Teatro Rivoli, no Porto. Desta forma, a realização do programa Primeira Vez, composto por duas criações de Marco da Silva Ferreira e Filipe de Portugal para a CNB, será recalendarizada, com datas a anunciar brevemente.

A apresentação The show must go on, do coreógrafo francês Jérôme Bel, contará com duas novas apresentações, nos dias 3 e 4 de junho, no Rivoli. O espetáculo de culto, que estreou há 20 anos, é uma coapresentação do TMP, Teatro Viriato (29 de maio, em Viseu) e Culturgest (16, 17, 18 e 19 de junho, em Lisboa).

Os restantes espetáculos e atividades de janeiro e fevereiro estão suspensas devido à atual situação pandémica. Todas as informações úteis encontram-se disponíveis no site do TMP.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Unsplash