O Teatro Nacional D.Maria II recebe, de 23 a 25 de Setembro, o II Congresso da EASTAP – European Association for the Study of Theatre and Performance, organizado pelo próprio teatro em conjunto com o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Este ano sob o tema “Memória(s) partilhada(s): criação, investigação e política na cena europeia contemporânea”, o Congresso reúne artistas, agentes teatrais e investigadores de toda a Europa para pensar a questão da memória nos processos de criação e na investigação teatral. Os participantes poderão, assim, ao longo de 3 dias, na Sala Garrett ou Salão Nobre AGEAS do D. Maria II, assistir a diversas palestras-performances, conferências, oficinas e ainda apresentações de comunicações e mesas redondas.

Além do Teatro Nacional D. Maria II, o II Congresso da EASTAP decorre também na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com organização de Maria João Brilhante, do Centro de Estudos de Teatro, e de Tiago Rodrigues, Diretor Artístico do D. Maria II.

Shermin Langhoff, encenadora e diretora do Maxim Gorki Theater, em Berlim, é a artista associada do Congresso, que conta ainda com a participação de artistas como Armando Valente, Claudio Longhi, Caroline Guiela Nguyen, David Geselson ou Francisco Frazão. No final do Congresso, no dia 25 de setembro, às 19h30, os participantes poderão ainda assistir ao espectáculo Colecção de Artistas, de Raquel André, em cena na Sala Estúdio do D. Maria II.

Texto de Francisco Cambim
Fotografia de Filipe Ferreira

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.