Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Teatro Viriato, em dias de comemorações uma programação especial

Com as comemorações a bater à porta, o Teatro Viriato prepara um programa online, destinado…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Com as comemorações a bater à porta, o Teatro Viriato prepara um programa online, destinado aos dias 27 e 28 de março, que conta com os artistas que, nos últimos meses, têm pisado o palco do teatro. Não ficando por aqui, apresentam três objetos artísticos referentes a três novas peças que Miguel Castro Caldas, Sónia Barbosa, António Alvarenga e Fraga produziram nestes primeiros meses do ano em residência artística no Teatro Viriato.

É no SubPalco e na sala virtual da BOL que a programação online decorre. No canal digital de Youtube do Teatro que se pode assistir aos objetos videográficos Faith, criado por São Castro e António M. Cabrita, a partir dos ensaios de Aleksei ou a Fé a nova criação de Sónia Barbosa; e a um vídeo criado a partir de A Fragilidade de Estarmos Juntos, que resulta da residência artística do espetáculo com o mesmo nome da autoria de Miguel Castro Caldas, António Alvarenga e Sónia Barbosa permitindo ao público contactar com os temas que o espetáculo aborda.

Já na sala virtual da BOL, no dia 27, às 21h30, é transmitida em direto a estreia do espetáculo SENSO, uma criação do encenador Fraga, uma peça que parte das peças didáticas de Bertolt Brecht e de um laboratório de criação realizado no Teatro Viriato com a comunidade de Viseu. Este espetáculo será ainda transmitido em diferido, no SubPalco, no dia 28 de março, a partir das 16h00. Os bilhetes para esta estreia podem ser adquirido no site da BOL.

Ainda de portas fechadas, o programa especial surge como reconhecimento "da urgência de criar e de persistirmos, resilientes, na construção de um futuro que continue a ter no Teatro Viriato o lugar por excelência do reencontro", lê-se em comunicado.

Patrícia Portela, diretora artística do Teatro Viriato, afirma ainda que "O encontro com o que se passa nesta casa não está marcado só para depois do dia 19, este encontro está marcado para cada dia deste ano, na conta, no peso e na medida certas que os tempos exigem, nunca esquecendo a nossa função central: a de promover o encontro entre saberes, artes e seres num mesmo espaço".

Podes consultar toda a programação especial aqui.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

29 Maio 2026

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

28 Maio 2026

Dar uma volta com Marco Mendonça

28 Maio 2026

Procuramos pais de crianças até 10 anos para falarem sobre imaginação 

28 Maio 2026

B Fachada, Gisela Mabel, Carla Chambel e Raúl Pinto no FALA

27 Maio 2026

Pensar o Colonialismo em Voz Alta: descobre algumas das reflexões da última Residência Insubmissa Gerador

25 Maio 2026

Singularidades de Guimarães: que imagem tens de liberdade? Ouve aqui o podcast

25 Maio 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Marisa Santos sobre o ensino superior

22 Maio 2026

De 27 a 29 de maio participa gratuitamente numa formação sobre liderança, participação cívica e artivismo

22 Maio 2026

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

21 Maio 2026

Print Pause Lisboa: candidata-te a participar na feira dedicada a publicações independentes

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Marisa Santos sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0