O músico Tekilla, nome do hip-hop português, lança o single "90's", o tema de avanço do quarto álbum de estúdio do artista. O novo projeto, com previsão de lançamento para junho deste ano, editado pela britânica BBE, e com produção de Fred Ferreira, contará ainda com a participação de J Dilla, Will I Am, Madlib, entre outros.

Já disponível nas plataformas digitais, "90's" é uma homenagem de Tekilla à essência do hip-hop. "Embarquei nesta jornada em busca da essência do hip-hop que cresci a ouvir, com beats nostálgicos, agressivos, crus, despi a música dos preconceitos e criei a minha própria ideia dos anos 90 em 2021".

Esta viagem ao passado presta tributo a todos os músicos que fizeram crescer o movimento e despertaram o artista para o universo do hip-hop. "É também o meu grito contra todos aqueles que ao longo dos anos ainda não perceberam que a arte não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona, é o nosso legado, é o que vai ficar. Integridade, verdade é tudo o que importa. 90’s foi a primeira faixa que gravei para este novo álbum e tudo começou aqui.” partilha o artista. 

O novo álbum de Tekilla, volta a juntar os amigos de longa data numa busca por novas sonoridades. Um disco "sem filtros, com orquestração, onde a música se alia à mensagem e converte o negativo em inspirador e motivador". Tekilla coleciona já três álbuns de estúdio e diversas colaborações com artistas como Sam The Kid, Dino D'Santiago, Virgul, New Max, Kalaf, Cool Hipnoise, e foi ainda membro do coletivo MadVision, que juntou Sam The Kid e Kacetado e DJ Link.

@ Francisco Gomes

O artista move-se também pelo universo da moda, assumindo-se como stylist em publicidade para marcas e artistas internacionais. Recentemente, a par do trabalho no novo álbum, lançou o podcast B-Sides, que aborda uma outra perspetiva dos seus convidados, numa conversa informal. Os dois primeiros episódios receberam Sam the Kid e Mamadou Ba.

Texto de Ana Mendes
Fotografias de Francisco Gomes

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.