Temos uma semana cheia de iniciativas no Largo das Conchas. De quarta a domingo, cada dia traz o seu tema para desfrutares dos petiscos do Café Central em boa companhia. Descobre aqui o que vai invadir a Central Gerador nos próximos dias:

6 de novembro, quarta | Inauguração Exposição Lisboa com história de David Cachopo

Durante o mês de novembro temos em exposição o trabalho Lisboa com história de David Cachopo que inaugura esta quarta-feira na Central Gerador. Numa cidade em constante mutação, há pequenos recantos que se mantêm mais ou menos intocados. São locais que nos transportam no tempo e que, adaptados à nova Lisboa, mantêm a essência e o charme original.

Esta exposição pretende dar atenção às particularidades destes locais usando como meio uma técnica fotográfica que também remete para tempos passados, que quase desapareceu e que recuperou, nos últimos anos, alguma da sua importância: a fotografia instantânea. Através de dípticos, cruza-se o trabalho quase de arquivo com um olhar mais particular do fotógrafo numa viagem pela Lisboa de outros tempos que faz parte ainda da nova Lisboa.

7 de novembro, quinta | Cinema com curadoria Kino-Doc: Ciclo Lo-Fi Rock ‘n’ Roll

Em Novembro o Kino-Doc apresenta na Central Gerador o ciclo de cinema Lo-Fi Rock ‘n’ Roll. Na quinta-feira, dia 7, pelas 21h, é exibido “Cocksucker Blues”, documentário maldito da “tournée” dos Rolling Stones nos Estados Unidos em 1972, realizado pelo histórico fotógrafo Robert Frank. Pela forma sincera como captou a trindade profana de sexo, drogas e rock ‘n’ roll, o filme foi proibido pela banda de Mick Jagger e Keith Richards, não valendo de muito o aviso inicial de um suposto registo ficcional fora números musicais… Quem iria acreditar?

8 de novembro, sexta | Música – Academia de Música de Telheiras

Na sexta-feira, dia 8 pelas 21h, recebemos alguns alunos da Academia de Música de Telheiras para uma atuação na Central Gerador. No âmbito da disciplina de Canto os alunos da Academia de Música de Telheiras desenvolvem, ao longo do ano, vários projectos, a solo ou em pequenas formações, que por vezes acabam por merecer ganhar asas e transbordar o simples contexto escolar. Neste concerto apresentam algumas das peças preparadas ao longo do ano lectivo.

9 de novembro, sábado | Poente – Documentário e conversa com João Doce

No sábado, pelas 21h, recebemos um serão dedicada ao tema “Mudança e Intervenção num Bairro Social”. Esta noite será composta por um primeiro momento de visualização do documentário Artefactos , que mostra cerca de 2 anos de Intervenção Comunitária pela arte no Bairro da Quinta de Paramos em Espinho seguido de uma discussão/debate com João Doce acerca da importância da arte enquanto opção metodológica e a primazia que deve ser dada a modelos participativos, à governação partilhada e à criação de sinergias entre os sistemas formais de intervenção social e a rede informal de suporte.

10 de novembro, domingo | Magusto na Central

No domingo, das 16h às 20h, vamos ter um domingo dedicado ao São Martinho. Muitas castanhas, jeropiga e um dj set dos Selecta Misto vão aquecer esta tarde de outono. A coleção de discos do Palheta Bar viaja até à Central Gerador porque quando o Magusto chega é para todos. A partir das 17h, a selecção musical fica a cargo de uma dupla que não veio para ficar, mas pode vir a dar que falar, os Selecta Misto.

Espreita o Facebook e Instagram oficiais da Central Gerador para descobrires todas as novidades.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Créditos – Fotografia de Andreia Mayer