fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Space Festival

várias cidades 

1 a 10.11

A nova edição do Space Festival acontece entre 1 e 10  novembro e promete  a celebração da música experimental e improvisada, com uma programação que inclui concertos, espetáculos transdisciplinares, residências e conversas. O festival ocorre em locais históricos e culturais como teatros e igrejas, e em espaços que foram recentemente requalificados. Para além de locais tradicionais como o Teatro Esther de Carvalho e o Auditório Municipal de Castelo de Paiva, o festival incorpora novos espaços como o Centro Interpretativo do Barroco em Arcos de Valdevez e o Auditório Municipal Ramos Pereira.

Dos artistas internacionais convidados, destaca-se o trio francês OTTO, a percussionista Camille Emaille, e o contrabaixista Michael Formanek, acompanhado por Rodrigo Amado e João Lencastre.

O serviço educativo tem lugar no Space Festival,  existindo uma série de atividades direcionadas às escolas, instituições e famílias, numa tentativa de promover a aproximação à música experimental. Todas as atividades são gratuitas, com a opção de donativo livre.

InShadow

Vários espaços, Lisboa 

7.11 a 15.12

A Associação cultural Vo’Arte, com foco na promoção da criação artística contemporânea, organiza o projeto InShadow - Lisbon Screendance Festival desde 2009, com foco na promoção da vídeo-dança e da promoção da intersecção entre imagem, corpo e processos artísticos mediados pela tecnologia.

Este ano, o festival  acontece entre 7 e 15 de novembro em vários espaços culturais da cidade de Lisboa, como o Museu da Marioneta, o Teatro do Bairro, a Cinemateca Portuguesa, a Faculdade de Belas Artes de Lisboa e a Casa do Comum, e cria ainda momentos artísticos adjacentes em hubs multidisciplinares e estações de metro da cidade.

O InShadow apresenta várias instalações artísticas e exposições por vários cantos de Lisboa;

competições nas áreas da Vídeo-Dança, do Documentário e da Animação; e atividades dinamizadas para o público infanto-juvenil, sob a seção LittleShadow. Destaca-se, igualmente, a componente formativa do festival, com a dinamização de workshops e masterclasses, que dão aso a sessões de partilha de conhecimentos referentes a várias áreas artísticas.

The European Pavilion 2024: Liquid Becomings

Vários espaços, Lisboa 

7 a 9.11

De 7 a 9 de novembro, Lisboa será palco do evento multidisciplinar "The European Pavilion 2024: Liquid Becomings, Imagining the Future of Europe". A Doca do Bispo, a Quinta Alegre, a Biblioteca de Marvila e o Clube Oriental de Lisboa foram os lugares escolhidos para pensar o futuro da Europa, sob a lente do meio artístico, através de diálogos entre artistas e comunidades locais.

Na Quinta Alegre, antiga residência do Palácio Marquês do Alegrete, apresentam-se exposições que espelham diversas experiências artísticas resultantes de quatro expedições pelos rios Danúbio, Vístula, Reno e Tejo. Aqui, os artistas e curadores apresentam os materiais que recolheram nas suas viagens, como notas, desenhos, filmes e sons, e discutem-nos numa conversa aberta ao público. Para complementar o processo reflexivo, juntam-se às exposições e conversas, concertos, dj sets e audio-walks.

FIATO - Festival Internacional de Artes e Ópera do Porto

Vários espaços, Porto 

13 a 16.11

O FIATO – Festival Internacional de Artes e Ópera do Porto acontece entre 13 a 16 de novembro de 2024, com uma programação inovadora em vários espaços culturais da cidade. Entre os locais principais estão o Coliseu Porto Ageas, o Teatro do Bolhão e o Teatro Helena Sá e Costa, mas o festival também se expande a ambientes menos convencionais para apresentação de espetáculos de ópera, como o Mercado do Bolhão, a Casa da Beira Alta, o Espaço QC (Quarteto Contratempus em Campanhã) e o Maus Hábitos.

Diferenciando-se por esta natureza inovadora, o FIATO propõe a migração da ópera para os transportes públicos, incluindo metros e autocarros da STCP, com o intuito de unir a performance artística com a rotina diária do público. 

"Ópera à Moda do Porto" é uma iniciativa interactiva do festival, e acontece entre 11 e 15 de novembro.  Uma obra com cinco cenas, que se desenrolará em vários locais da cidade, incluindo a estação de metro da Trindade, o Mercado do Bolhão e a Estação de São Bento. O FIATO ultrapassa a apresentação tradicional da ópera integrando-a na vida urbana, e reforçando o compromisso com a democratização da arte e a aproximação do público.

Festival Caminhos do Cinema Português

Vários espaços, Coimbra

16 a 23.11

O Caminhos do Cinema Português celebra o 30º aniversário em 2024 com uma edição especial, reafirmando o seu papel na promoção da diversidade da filmografia portuguesa. A edição deste ano coincide com a entrega do prémio Ethos, que será entregue ao ator e encenador Luís Miguel Cintra, figura incontornável do cinema nacional.  Ficou a seu cargo nomear os filmes que formam um ciclo especial que antecede a programação do festival, e irá destacar-se noutro momento do festival -  numa conversa com Sofia Marques e João R. Pais.

O Caminhos mantém as suas três secções competitivas, e inclui mostras paralelas, exposições, workshops e masterclasses em vários locais da região de Coimbra, com o objetivo de descentralizar a cultura e atrair novos públicos. Da programação destacam-se filmes como "Grand Tour" de Miguel Gomes, "Banzo" de Margarida Cardoso, "Telepathic Letters" de Edgar Pêra e "A Semente do Mal" de Gabriel Abrantes.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

26 Dezembro 2024

Partidas e Chegadas

20 Dezembro 2024

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

19 Dezembro 2024

Que fome é esta?

18 Dezembro 2024

42: A República Africana Oriental

18 Dezembro 2024

Portugal é o país onde mais cresceu o risco para o pluralismo mediático entre UE e candidatos

16 Dezembro 2024

O que diz a teoria que quer trocar o PIB pelo bem-estar

13 Dezembro 2024

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

12 Dezembro 2024

Israel will fuck you all

11 Dezembro 2024

42: Traição em Calcutá

11 Dezembro 2024

Maria Caetano Vilalobos: “Acho que nunca escrevi poesia que não tivesse uma parte biográfica”

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Assessoria e Escrita de Comunicados de Imprensa

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

16 Dezembro 2024

Decrescer para evitar o colapso

O crescimento económico tem sido o mantra da economia global. Pensar em desenvolvimento e em prosperidade tem significado produzir mais e, consequentemente, consumir mais. No entanto, académicos e ativistas pugnam por uma mudança de paradigma.

22 Julho 2024

A nuvem cinzenta dos crimes de ódio

Apesar do aumento das denúncias de crimes motivados por ódio, o número de acusações mantém-se baixo. A maioria dos casos são arquivados, mas a avaliação do contexto torna-se difícil face à dispersão de informação. A realidade dos crimes está envolta numa nuvem cinzenta. Nesta série escrutinamos o que está em causa no enquadramento jurídico dos crimes de ódio e quais os contextos que ajudam a explicar o aumento das queixas.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0