130 filmes para famílias no Festival Play
Cinema São Jorge, Lisboa
24.02 a 03.03
O Festival Play regressa ao Cinema São Jorge, com filmes, música, conversas e ateliês, sessões especiais para o público escolar durante a semana e sessões dedicadas às famílias nos fins-de-semana. O Festival Play programa, ao longo de 9 dias, uma selecção de 130 filmes, nos formatos de curta e longa-metragem, em animação e imagem real, para que crianças e adolescentes tenham acesso ao melhor cinema que se faz atualmente um pouco por todo o mundo.
“Glimmer”, Rui Horta e Micro Audio Waves juntam-se para “brilhar”
Centro Cultural das Caldas da Rainha
24.02
“Glimmer” é uma criação híbrida de música, dança, vídeo, artes digitais, moda, iluminação e arquitectura de cena, convocando o regresso dos Micro Audio Waves, em co-autoria com um dos seus maiores cúmplices, o coreógrafo Rui Horta. Uma experiência única, realista e optimista, que transcende as fronteiras entre tecnologia e humanidade, convidando a explorar um futuro poético e fusional.
Em palco, ao lado dos elementos dos Micro Audio Waves, vai estar a bailarina e coreógrafa Gaya de Medeiros, uma das mais surpreendentes revelações da dança contemporânea.
Próximas datas:
24 FEV - CCC Caldas da Rainha
1 e 2 MAR - Teatro Viriato (Viseu)
09 MAR - Centro Cultural Vila Flor (Guimarães)
15 JUN - Teatro José Lúcio da Silva (Leiria)
Um Salão para movimentos disruptivos
Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende, Évora
28.02
O Salão é um espaço de livre-pensamento e debate, inspirado no conceito de salão como agregador de pessoas com diferentes pontos de vista, experiências e perspectivas. A terceira edição do Salão, dedicada ao “Movimento Disruptivo”, olha para temas fraturantes e motivadores de pensamento.
Como primeiro tema, a organização escolheu falar sobre “O papel da disrupção na continuidade”. O debate contará com Gonçalo Amorim, encenador e diretor artístico do Teatro Experimental do Porto, e com Rui Pina Coelho, dramaturgo e responsável pela concepção dramatúrgica, também no TEP.
“A Senhora de Dubuque” chega a Lisboa
Teatro da Trindade, Lisboa
29.02 a 21.04
Uma peça do norte-americano Edward Albee, chega à sala principal pela mão de Álvaro Correia. Este espetáculo, em estreia nacional, marca o regresso de Cucha Carvalheiro ao Teatro da Trindade. À atriz, juntam-se em palco, Alberto Magassela, Álvaro Correia, Benedita Pereira, Fernando Luís, Manuela Couto, Renato Godinho e Sandra Faleiro.
Um encontro de amigos na casa de Jo e Sam é interrompido pela visita de uma misteriosa mulher. A chegada de Elizabeth perturba a dinâmica entre os vários elementos do grupo, suscitando questões existenciais e desafiando a perceção da realidade. Apenas a anfitriã, doente com um cancro terminal, cria uma relação empática com esta mulher. Será Elisabeth a mãe de Jo? Será um anjo da morte? Edward Albee tece uma narrativa que mantém o público em suspense.
Margarida Tengarrinha dá origem ao filme “Clandestina“
Salas de cinema portuguesas
07.03
O filme "Clandestina" realizado por Maria Mire e produzido pela Terratreme, estreia nas salas de cinema portuguesas a 7 de março. Esta longa-metragem parte da obra "Memórias de uma Falsificadora - A Luta na Clandestinidade pela Liberdade em Portugal" de Margarida Tengarrinha (1928-2023), artista, escritora, professora que antes do 25 de Abril viveu clandestinamente em Portugal e que se tornou falsificadora de documentos por motivos de militância política. Margarida Tengarrinha nasceu em Portimão em 1928 e faleceu no último mês de outubro, na mesma cidade.
Esta será a estreia comercial de "Clandestina", que integrou a secção Competição Portuguesa na última edição do DocLisboa.
Teaser aqui: https://youtu.be/9no9asXJytw