fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de André Imenso

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Mensagem ao Vivo 

São Luiz Teatro Municipal, Lisboa 

25.1 a 5.7

O jornal digital Mensagem de Lisboa programou sessões de Jornalismo ao Vivo no Teatro de São Luiz. A primeira sessão aconteceu a 14 de dezembro de 2024, e foram pensadas mais seis datas para o ano de 2025 - 25 de janeiro, 1 de março, 12 de abril, 31 de maio, 21 de junho e 5 de julho. A Mensagem é um projeto jornalístico que desenvolve o seu conteúdo em torno da união das comunidades da Grande Lisboa, propondo a partilha das histórias que constroem a cidade, numa tentativa de espelhar a diversidade que dela prolifera. Agora, estas histórias ouvem-se num palco, fazendo renascer o Jornalismo ao Vivo através das narrativas, conversas e performances dos convidados escolhidos para cada edição.

A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

SQUARE

Vários espaços, Braga

29.1 a 1.2 

O festival-convenção SQUARE acontece nas cidades de Braga, Barcelos, Famalicão e Guimarães entre 29 de janeiro e 1 de fevereiro. A partilha cultural é a linha que conduz a ação do festival, que conta com uma programação que reúne artistas emergentes, profissionais do setor cultural e públicos, para 4 dias repletos de concertos e debates. A escolha das performances musicais remete para a diversidade que pauta o evento, cruzando estilos tradicionais e experimentais que vão do pop, ao folk, à eletrónica. Entre os mais de 50 nomes, encontramos Maria Reis (Portugal), Unsafe Space Garden (Portugal), EMMVR (Cabo Verde), Verde Pato (Espanha) e HETTA (Portugal).

O conceito de “Margem” é discutido sob a forma de uma conferência que propõe pensar temas como a inclusão cultural, a sustentabilidade artística e o debate acerca dos novos paradigmas criativos. O festival elaborou ainda um ciclo de cinema para os mais novos, em parceria com a COSMOS, a Língua Franca e o jornalista Joshua Minsoo Kim, e uma programação de rádio ao vivo.

O SQUARE é um dos eventos integrantes da Braga 25 - Capital Portuguesa da Cultura.

Sérgio & Os Assessores  - LIBERDADE25

Theatro Circo, Braga 

31.1

Sérgio Godinho & Os Assessores sobem ao palco do Theatro Circo para apresentar o espetáculo LIBERDADE25 no dia 31 de janeiro. Uma produção que alude à celebração da carreira emblemática do artista, indissociável da palavra “Liberdade”. Apropriando-se do recente marco dos 50 anos do 25 de abril para re-visitar a sua discografia ao vivo, imaginou-se um repertório composto por temas musicais pertencentes aos seus vinte álbuns gravados.

Valdez, Capitão sem Pátria

Forno Espaço Cultural, Sintra 

31.1 a 2.2 

“Valdez, Capitão sem Pátria” é a nova produção teatral da Musgo Produção Cultural, em parceria com Instantâneos e Show Doutor, e estreia no dia 31 de janeiro no Forno Espaço Cultural.

O espetáculo em forma de monólogo explora questões sociais e de identidade e a relação contemporânea entre o cidadão e mundo através da história de Valdez, um homem acusado de trair a pátria por fugir a uma guerra cujo propósito não compreende.  

O espetáculo questiona o poder do Estado sobre o indivíduo, a fragilidade da identidade em tempos de guerra e a ironia de um homem simples que tenta sobreviver num sistema complexo que o vê como traidor.

SENSORIANAS 

Teatro Camões, Lisboa 

31.1 e 1.2

SENSORIANAS é o novo espetáculo de dança de Clara Andermatt, e estreia no dia 31 de janeiro no Teatro Camões. A bailarina e coreógrafa foi uma das pioneiras do movimento da Nova Dança Portuguesa, e conta com um extenso percurso profissional no panorama artístico da dança nacional e internacional. O processo de criação de SENSORIANAS ocorreu durante o ano de 2024, fruto de um convite dos Estúdios Vítor Cordon para integrar o projeto OUTROS MUNDOS - “um programa dedicado à representatividade de comunidades migrantes residentes em Portugal em novas criações na área da dança. (…) elege ciclicamente um país-alvo, pretende, ao longo da sua duração, dar destaque à cultura desse país através do olhar de um(a) criador(a) da área da dança.” Nesta primeira edição, a artista foi convidada a cruzar a sua criação artística com o Irão e a cultura persa, alicerçando a dança à quebra de barreiras de isolamento, preconceito e exclusão destas comunidades.

Ao longo do ano, a apresentação do espetáculo ocorre em mais salas do país: em Guimarães (13 de fevereiro), em Aveiro (5 de março), em Loulé (29 de abril) e em Viseu (16 de maio).

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

14 Março 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

12 Março 2025

Fantasmas, violências e ruínas coloniais

10 Março 2025

Jornais políticos: a memória das ideologias resiste sobretudo no papel

7 Março 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

3 Março 2025

Onde a mina rasga a montanha

28 Fevereiro 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

24 Fevereiro 2025

O cooperativismo como alternativa aos mercados lucrativos da habitação e da energia

21 Fevereiro 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

19 Fevereiro 2025

No meu carro encostada à parede

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Assessoria e Escrita de Comunicados de Imprensa

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 JANEIRO 2025

A letra L da comunidade LGBTQIAP+: os desafios da visibilidade lésbica em Portugal

Para as lésbicas em Portugal, a sua visibilidade é um ato de resistência e de normalização das suas identidades. Contudo, o significado da palavra “lésbica” mudou nos últimos anos e continua a transformar-se.

16 Dezembro 2024

Decrescer para evitar o colapso

O crescimento económico tem sido o mantra da economia global. Pensar em desenvolvimento e em prosperidade tem significado produzir mais e, consequentemente, consumir mais. No entanto, académicos e ativistas pugnam por uma mudança de paradigma.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0