Várias Cidades
até 3.11
A Associação Cultural Encontros da Imagem organiza mais uma edição do projeto homónimo. Os Encontros da Imagem - Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais consagra-se como o maior festival de fotografia do país e, este ano, acontece entre 20 de setembro e 3 de novembro em Braga, Porto,Guimarães. Barcelos e Avintes.
Com foco na criação de um espaço que privilegie a mostra do trabalho de artistas nacionais, assim como de artistas emergentes, os Encontros estabelecem uma ponte que facilita a projeção da arte nacional no panorama artístico estrangeiro. Procurando reinventar o olhar perante a fotografia, são explorados os conceitos das novas tecnologias da imagem e status quo da produção fotográfica. Para além das exposições, agregam-se atividades pedagógicas, como workshops, conferências, conversas e apresentações de livros.
Destaca-se o segmento “Legados do Colonialismo”, que percorre todas as áreas do festival, aliando o tema do “estado pós- colonial” a algumas das obras fotográficas e atividades programadas. É o caso das exposições “Diáspora” de Omar Victor Diop, ou “Ao longo do Muro de Separação” de Ofir Berman.
A secção de Cinema do festival assume uma programação eclética que reúne clássicos, como Sorrisos de uma noite de Verão (1955) e Fanny e Alexandre (1982), de Ingmar Bergman ou Mandabi (1968), de Ousmane Sembène; cinema documental, com Kuxa Kanema: The Birth of Cinema (2003), de Margarida Cardoso; e um conjunto de filmes contemporâneos, entre eles, o recentemente aclamado pela crítica, Grand Tour (2024), do realizador Miguel Gomes.
Todas as atividades do festival têm entrada livre, à exceção das sessões de cinema.
Bota, Lisboa
28.9
A performance DESMANCHE é fruto de uma residência artística de pesquisa, e a soma de temas como " a Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG), o aborto ilegal, a violência obstétrica e a diversidade de corpos com útero”. Agora, estas temáticas passam a ser expostas através do movimento. A performance acontece no dia 28 de setembro no BOTA ANJOS, em comemoração do Dia Mundial do Aborto Seguro.
Está confirmada a presença de Patrícia Cardoso, Fundadora da Associação Escolha, e de Teresa Violante, Investigadora na Universidade de Erlangen-Nuremberg e Professora na Universidade Lusófona. A apresentação é seguida de uma conversa com o público, moderada por Sofia Craveiro, jornalista do Gerador, para que se proporcione um momento de reflexão, discussão e partilha.
São Luiz Teatro Municipal, Lisboa
1.10
O Teatro São Luiz acolhe o espetáculo Cantexto, no dia 1 de outubro (Dia Mundial da Música), para uma mostra que espelhe a longevidade do Cante Alentejano, à luz da celebração dos 10 anos do género musical como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. A conceção artística é de John Romão, e projeto surge sob o programa cultural Futurama – Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo, que aponta agora o seu regresso, depois da sua última edição em 2020.
Cantadores de Beringel, Cantadores do Desassossego, Grupo Coral da Mina de São Domingos, Grupo Coral da Vidigueira, Grupo Coral e Etnográfico da Academia Sénior de Serpa, Grupo Coral Feminino “As Ceifeiras de Pias”, Grupo Coral “Os Ganhões de Castro Verde”, Grupo Coral Feminino e Etnográfico “As Ceifeiras de Entradas”, são os grupos de Cante Alentejano a subir ao palco.
A busca por um diálogo entre gerações que se materializasse no repertório, resultou num convite a vários escritores portugueses, para que escrevessem novas modas para os grupos corais - “Em cada verso, tecem os fios de novas gentes, gerações e memórias, desenhando a ponte entre o Portugal de ontem, hoje e amanhã.”. Este ano, entre os escritores das letras musicadas, encontramos nomes como Gonçalo M. Tavares, Afonso Cruz e Djamila Pereira de Almeida.
NAV - Nunca Antes Visto, Lisboa
3.10
O NOV Comedy Club é o novo espaço de Stand-Up Comedy da cidade de Lisboa. As sessões de espetáculo ocorrem, quinzenalmente, no NAV (Nunca Antes Visto), e contam com as apresentações de jovens amadores e alguns nomes estabelecidos do panorama do stand-up em Portugal. A próxima sessão acontece ia 3 de outubro, às 21h, e os bilhetes podem ser adquiridos na página de Instagram @nov_comedyclub
1.º Encontro Nacional de Arte e Medicina
Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra
3 e 4.10
O 1º Encontro Nacional de Arte e Medicina propõe um novo espaço para pensar a pertinência artística no meio da saúde - “a arte não só como um instrumento terapêutico, mas também o papel que tem em partilhar histórias que refletem sobre doença e sobre o que é estar doente.” Ao longo dos dois dias de festival, o Centro Cultural Olga Cadaval recebe uma diversa mostra artística que reflete este mesmo mote. A programação estende-se às áreas da Ilustração, Fotografia, Literatura, Música, Teatro e Cinema.
A última atividade do festival, a acontecer no dia 4 de outubro pelas 17h, consiste numa Mesa Redonda, onde o escritor Pedro Mexia, e a realizadora Catarina Vasconcelos (“A metamorfose dos pássaros”, 2022) refletem sobre o tema “A morte e o luto no cinema”.
Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.
KONRAD…ou o rapaz que saiu de uma lata de sardinhas
Casa do Coreto, Carnide, Lisboa
5 e 6.10
A Casa do Coreto acolhe a encenação KONRAD…ou o rapaz que saiu de uma lata de sardinhas, nos dias 5 e 6 de outubro. A partir do romance juvenil homónimo, de Christine Nostlinger, Miguel Maia elabora o texto e dramaturgia deste novo espetáculo pensado para os mais novos.
A Sra. Bartolli, cujos dias são todos iguais, e um “menino instantâneo” que cruza o seu caminho, saído de uma grande lata de sardinhas, estabelecem a relação que servirá de base para as continuação desta história peculiar. Depois de laços aprofundados, ambos virão as suas essências colocadas à prova, face a um mundo exterior que é alheio de tal sensibilidade ou generosidade.