fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

REVOLUTION (Título Provisório)

Centro Cultural e Congressos, Caldas da Rainha 

6.4

“Revolution (Título Provisório)” é o título definitivo desta cocriação entre a ASTA Baal17, d’Orfeu e Teatrão. Os textos de Tiago Alves Costa e encenação de Gonçalo Guerreiro propõem uma sucessão de cenas e momentos musicais que desafiam o espetador a pensar no caminho que fizemos de 1974 até hoje. Aparece-nos um homem que vende revoluções, ajudam-nos a fazer uma formação de iniciação do grito ou podemos conhecer um lugar turístico chamado utopia. Se pensarmos no Teatro do Absurdo e em como a existência humana no presente parece desprovida de sentido, quando comparada com os projetos que nos mobilizaram há décadas atrás, começa a vislumbrar-se o cerne de Revolution (Título Provisório)”. Num mundo em que tudo está à venda, propõe-se uma revolução em inglês, para chegar a todo o lado.

Concerto Diana Lima 

Teatro Aveirense, Aveiro 

11.04

O Teatro Aveirense e o Capitólio (Lisboa) recebem Diana Lima para aquelas que são as primeiras apresentações do EP com edição prevista para o primeiro trimestre. A cantora, compositora, instrumentista e intérprete atua em Aveiro a 11 de abril e em Lisboa a 4 de maio.

Intitulado “Beco com saída”, o registo conta com 6 originais da artista portuguesa. Mais recentemente, Diana Lima juntou-se a Murta para o tema “Tu Sabes”, que conta com grande performance nas rádios nacionais. A meio de 2023, Diana Lima tinha apresentado outra música – “Ponto para Terminar” – dessa feita a solo. Contando já com nomeações para os Prémios Play – com a canção “Ainda Sinto” feat T-Rex, atualmente quase 2 milhões de views no Youtube –, a artista continua a trilhar o seu caminho muito único no universo dos compositores e intérpretes pop em Portugal.

Com uma formação base na licenciatura de jazz e música moderna, na Universidade Lusíada de Lisboa, ao mesmo tempo que trabalha as suas composições na sua faceta multi-instrumentista e também escritora dos textos que canta, Diana Lima prepara agora as primeiras apresentações do seu EP.

Carmen para Berganza

Casino Estoril

11.04

A Gala de ópera “Carmen para Berganza” é a homenagem que o Cascais Ópera – Concurso Internacional de Canto faz a Teresa Berganza. 

Teresa Berganza, espanhola de berço, foi uma das grandes mezzo-soprano do mundo. Associada a papéis como Rosina e La Cenerentola de Rossini, tendo mais tarde, dado e recebido “vida e luz” em Carmen de Bizet, segundo palavras da própria.

Vamos homenageá-la através de “Carme” , ópera ambientada em Sevilha que continua a representar um grito de liberdade e emancipação femininas. Berganza disse várias vezes que o facto de ter cantado Carmen lhe mudou radicalmente a sua vida pessoal. A liberdade que respirou com a música de Bizet inscreveu-a na sua própria vida. 
Reservas AQUI

Festa do Cinema Italiano 

Vários espaços , Lisboa 

12 a 21.04

A Festa do Cinema Italiano é o acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana promovendo, além do cinema, música, literatura, arte e eventos gastronómicos. Em Lisboa, o festival realiza-se de 12 a 21 de abril, no Cinema São Jorge, no UCI El Corte Inglés, na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e, pela primeira vez, no recentemente reaberto Cine-Teatro Turim, em Benfica. 

A programação estende-se a várias cidades portuguesas, entre elas: Almada (8, 15, 22, 28 e 29 de maio), Alverca (12 e 13 abril), Aveiro (22 e 23 abril), Barreiro,  Beja (28 e 29 de maio), Coimbra, Évora, Figueira da Foz (11 a 13 de maio), Funchal (2 a 5 de maio), Lagos (14 a 17 de maio), Leiria (17 a 19 de junho), Loulé (1 e 2 de junho), Penafiel (12 a 18 de abril), Porto (8 a 11 de maio), Sardoal, Setúbal (26 a 28 abril), entre outras a anunciar brevemente.

Batalha 

Centro Cultural de Belém, Lisboa 

18 a 21.04

Um sorteio dita que a vida do 11.ºF não voltará a ser a mesma. Esta turma, de uma escola invisível no ranking das vaidades, terá a responsabilidade de transmitir ao mundo, via streaming, alguns dos episódios mais marcantes da História de Portugal. Postos perante o destino, professora e alunos acertam contas com o eterno retorno ao lugar do erro, com as manias ocidentais da superioridade, com os vencedores que se acham melhores que os vencidos, com a norma que olha de lado para a diferença. 

Como é que alunos do século XXI, conduzidos por uma professora do século XX, servida por métodos de ensino do século XIX, se podem preparar para este confronto com o discurso histórico dominante e consigo próprios? A imaginação é uma arma poderosa. É através dela que a nossa espécie sobrevive no mundo. E a voz dos esquecidos sobe muito alto enquanto fura o caminho para se fazer ouvir. A batalha aproxima-se. Batalha integra o Ciclo Abril Abriu, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II.

 Este espetáculo está integrado na programação comemorativa dos 50 anos do 25 Abril.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

19 Fevereiro 2025

No meu carro encostada à parede

17 Fevereiro 2025

Nuno Costa: “Vamos excluir as pessoas que não têm conversas guiadas por factos?”

14 Fevereiro 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

12 Fevereiro 2025

Sara Bichão

10 Fevereiro 2025

Refém da falta de recursos, memória dos media locais está em risco de desaparecer

7 Fevereiro 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

5 Fevereiro 2025

O inimigo que vem de dentro

3 Fevereiro 2025

Entre 2000 e 2024 foram criados 163 sindicatos: apenas 18 se filiaram nas grandes centrais

31 Janeiro 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

29 Janeiro 2025

O prazer de pisar os mais fracos

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Assessoria e Escrita de Comunicados de Imprensa

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 JANEIRO 2025

A letra L da comunidade LGBTQIAP+: os desafios da visibilidade lésbica em Portugal

Para as lésbicas em Portugal, a sua visibilidade é um ato de resistência e de normalização das suas identidades. Contudo, o significado da palavra “lésbica” mudou nos últimos anos e continua a transformar-se.

16 Dezembro 2024

Decrescer para evitar o colapso

O crescimento económico tem sido o mantra da economia global. Pensar em desenvolvimento e em prosperidade tem significado produzir mais e, consequentemente, consumir mais. No entanto, académicos e ativistas pugnam por uma mudança de paradigma.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0