A segunda edição da escola de verão UNFINISHED, a decorrer no Armazém 22, em Vila Nova de Gaia, de 22 de julho a 2 de agosto, mantém abertas as inscrições até ao dia 21 de julho. O lema deste ano é “A Academia Enquanto Performance” e a curadoria é da responsabilidade de Rogério Nuno Costa. 

UNFINISHED destina-se a criadores — sejam eles de artes performativas, artes visuais, pensamento e cruzamentos disciplinares — que tenham um “projeto em progresso” e que o queiram desenvolver melhor, num laboratório experimental de 12 dias em Vila Nova de Gaia. 

A escola de verão pretende ser, acima de tudo, “uma plataforma para a discussão, criação e apresentação de trabalhos de investigação, pesquisa e experimentação das artes performativas”. Os participantes selecionados pelo curador Rogério Nuno Costa serão acompanhados por Joclécio Azevedo, não tendo obrigatoriamente de apresentar formalmente um resultado final ou fazer uma mostra pública do trabalho que desenvolveram.

As inscrições terminam no dia 21 de julho e podem ser enviadas para o endereço de e-mail espacoa22@gmail.com. No corpo do e-mail deverão incluir uma pequena carta de motivação com descrição breve do projeto a trabalhar durante a residência na escola de verão, com aproximadamente uma página, bem como uma pequena nota biográfica. 

A escola de verão estará organizada num conjunto intersecional de 3 seminários teórico-práticos coordenados por grupos de investigação independentes, 2 conferências-performance seguidas de discussão, 2 laboratórios intensivos de criação / experimentação. 2 academias “em reunião” e sessões de tutoria e consultoria dos projetos. Ana Rita Teodoro, AND LAB, Paula Caspão, Patrícia Portela e BUALA são alguns dos convidados a partilhar ideias e experiências.

Sabe mais sobre a UNFINISHED e descobre o programa desta edição, aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Ahmad Odeh disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.