The Black Mamba são os vencedores da 55ª edição do Festival da Canção, com “Love is on my side”. Depois da final de onde saíram vencedores, no passado dia 6 de março, irão representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, nos Países Baixos.

A canção, com música e letra de Tatanka e interpretação da banda The Black Mamba, marca a história do Festival da Canção ao ser a primeira vez que Portugal leva uma canção em inglês à Eurovisão. Em entrevista à RTP, Tatanka revela ainda que a música conta a história de uma mulher que conheceram quando a banda fez a tournée na Holanda, em 2018. “Escolhemos esta música para representar [Portugal] com a esperança de estarmos nesta posição, em que estamos exatamente agora, e que ela pudesse ouvir a música, porque não temos o contacto dela, já nem do nome dela nos lembramos”, acrescenta.

Entrevista dos The Black Mamba à RTP após vencerem o Festival da Canção 2021, em que contam a história desta canção.

Na votação do Festival, The Black Mamba ficou em segundo lugar na votação do júri, assim como na do público. No entanto, a conjugação das votações deu a vitória à banda, que tinha ficado empatada com Carolina Deslandes, tendo o voto do público servido como fator de desempate a favor da banda que se move no universo dos blues, soul e funk.

“Love is on my side”, interpretada após ser anunciada a vitória da banda

A classificação das 10 canções finalistas foram: “Love is on my side”, de Tatanka e The Black Mamba, com 20 pontos; “Por um triz”, de Carolina Deslandes, com 20 pontos; “Dancing in the stars”, de Neev, com 17 pontos; “Contramão”, de Filipe Melo e Sara Afonso, com 13 pontos; “Na mais profunda saudade”, de Helder Moutinho e Valéria, com 10 pontos; “Saudade”, de Karetus e Romeu Bairros, com 10 pontos; “Joana do Mar”, de Joana Alegre, com 9 pontos; “Volte-Face”, de Pedro da Linha e Eu.Clides, com 9 pontos; “Não vou ficar”, de Pedro Gonçalves, com 5 pontos; e “Dia Lindo”, de Fábia Maia, com 3 pontos.

Em maio, Pedro Taborda, mais conhecido por Tatanka, Marco Pombinho, Rui Pedro Pity, Gui Salgueiro e Miguel Casais rumam para os Países Baixos. As semifinais da 65ª edição do Festival Eurovisão têm data marcada para os dias 18 e 20 de maio, estando a final agendada para o dia 22 de maio.

Texto de Andreia Monteiro
Fotografia disponível no Instagram do Festival da Canção
gerador-festival-da-cançao-the-black-mamba