Viana do Castelo vai dar protagonismo, entre os dias 17 e 26 de abril, ao transporte a pedal. O Centro Cultural da cidade acolhe a Expo 2 Rodas – Evolução do Transporte a Pedal até à Motorização para debater e expor os veículos que desde os seus primórdios permitiram a locomoção das populações. A entrada é livre.

“A mostra contemplará a história e evolução dos veículos de duas rodas até aos dias de hoje, passando pelo momento de transição, quando foram realizados os primeiros ensaios para a introdução dos primeiros motores auxiliares”, pode ler-se sobre o evento. O encontro conta ainda com figuras ligadas às duas rodas, como o Ciclo Sta. Luzia, Bicicletas Marlima, Oger, Moto Boa Nova, entre outras.

Os dez dias de programação contemplam também, além da exposição e de conferências, eventos complementares, como tertúlias sobre desporto, clubismo, comércio e turismo. De forma lúdica e dinâmica, haverá atividades no exterior ligadas à prevenção rodoviária.

O encontro é organizado em colaboração com o Município de Viana do Castelo, Associação Velhas Bielas, Nostalgia Motor Clube e Museu da Mota de Viana do Castelo.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Alessandra Caretto via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.