fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

“Travessia”, de Julia Santalucia e Pri Ballarin, vai ser reeditado

Uma folha de papel que queria ver além. Um barco que navegava por mares e medos. Esta é a história de Travessia, uma publicação independente, com texto de Julia Santalucia e ilustrações e projeto gráfico de Pri Ballarin. O livro, sobre “os mapas que carregamos no corpo”, vai ser reeditado. A pré-venda da nova edição decorre até ao final deste mês.

Uma folha de papel que queria ver além. Um barco que navegava por mares e medos. Esta é a história de Travessia, uma publicação independente, com texto de Julia Santalucia e ilustrações e projeto gráfico de Pri Ballarin. A pré-venda decorre até ao final deste mês. sobre “os mapas que carregamos no corpo”,

‹‹O desejo atravessa››. Foi com essa frase, entre as Ruas Matias Aires e Frei Caneca, na cidade  de São Paulo, que começou o projeto Travessia. Era 2014 e o estêncil na faixa de pedestres foi  parar diretamente ao telemóvel da artista Pri Ballarin. A frase ficou a sussurrar em seu ouvido e a acompanhou até Valladolid (Espanha), num ateliê imersivo com o designer japonês Katsumi  Komagata. Neste encontro os participantes tinham de criar uma narrativa ilustrada, e ali nasceu o primeiro esboço do livro: uma folha de papel que deseja viver novas experiências, se  dobra, vira barco, se projeta para um mundo desconhecido. Atravessa diferentes lugares até  se desdobrar e ver que já não era possível voltar a ser a mesma folha que era no início. 

O esboço veio em forma de dobraduras, colagens e costuras. Em 2019, a partir do encontro  com a escritora Julia Santalucia, a história ganhou palavras e título. Em 2021, virou um livro, publicado de forma totalmente independente por duas brasileiras migrantes que se conheceram em Lisboa. 

Travessia ilustra de maneira lúdica os caminhos que nos distanciam do ponto inicial, nos transformam, moldam e expandem. É um projeto pensado para que as pessoas se identifiquem a partir das suas próprias histórias: uma mudança de país, o nascimento de uma mãe, uma nova profissão, uma nova identidade, um novo amor. 

Com três capítulos – dobrar, atravessar e desdobrar – Travessia é um livro para  folhear, brincar, manusear e sentir. Ao todo estão disponíveis, 700 exemplares com dobragem especial e origami. Até ao dia 30 deste mês de junho, é possível adquiri-los por 14,50 euros.

A obra  foi publicada em julho de 2021, em Lisboa. Os livros chegaram a São Paulo, em dezembro do mesmo ano, tendo esgotado os 160 exemplares dessa primeira edição, entre os dois países.

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap