fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

“Um Coração Normal”: dois espetáculos e uma conversa que o São Luiz abraça

Entre os dias 14 e 20 de dezembro o ciclo que se volta para a temática LGBTQIA+ pisa os palcos do São Luiz Teatro Municipal. Com espetáculos de Daniel Gorjão e João Villas-Boas e uma conversa, Um Coração Normal é o novo projeto da companhia Teatro do Vão.

As questões de identidade de género são algumas das reflexões que se farão ouvir neste conjunto de espetáculos e conversa. O início deste ciclo dá-se com a conferência Identidades no dia 14 de dezembro. Será uma conversa informal moderada por Constança Carvalho Homem, que contará ainda com a presença de Ana Aresta, Presidente da Direção da ILGA Portugal, André Tecedeiro, escritor e artista plástico, Paulo Pascoal, ator, e Rita von Hunty, performerdrag queen.

Nos dias 15 a 19 de dezembro, Vita & Virginia apresenta-se em sala. A criação de Daniel Gorjão, que nasce a partir do texto de Eileen Atkins, explora a relação amorosa de Virginia Woolf com Vita Sackville-West, partindo de uma compilação de cartas trocadas entre ambas durante 20 anos. O espetáculo conta com a interpretação de Maria João Vicente e Teresa Tavares e direção musical de Martim Sousa Tavares.

Gejaĉo de João Villas-Boas


De 16 a 20 de dezembro é João Villas-Boas quem apresenta a sua primeira criação, Gejaĉo (palavra que se lê “gaiátcho” e que significa “bicha” em Esperanto). Revelando-se como um ato performativo tornado rito, onde o texto e o movimento contam uma história pessoal de rutura com um preconceito, Gejaĉo mostra ser "uma mudança, um salto na fogueira, um baile a solo de debutante, um ritual e, por tudo isto, uma transição. É uma viagem, um projeto de criação e de experimentação de vários rituais na procura de criar um novo ritual que simbolize a transição da negação para a assunção da homossexualidade e que também seja uma liturgia de aceitação e de paridade", lê-se em comunicado.

Tendo como pano de fundo a Sala Mário Viegas as criações dos artistas acontecerão pelas 19h30, Vita & Virginia nos dias 15, 17 e 19 de dezembro, às 19h30, enquanto Gejaĉo terá sessões a 16, 18 e 20 de dezembro.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia de Vita e Virgínia
Se queres consultar mais notícias, clica aqui.

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap