A companhia Teatro do Vão vai apresentar, no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, um ciclo dedicado às questões de identidade de género. De 14 a 20 de dezembro, Um Coração Normal vai abordar as temáticas LGBTQIA+, através de uma conferência e dois espetáculos, assinados por Daniel Gorjão e João Villas-Boas.

A programação inicia-se a 14 de dezembro, com a conferência "Identidades". Uma conversa informal sobre o tema da identidade de género, moderada por Constança Carvalho Homem, que contará com a participação de Ana Aresta, presidente da direção da ILGA Portugal, André Tecedeiro, escritor e artista plástico, Paulo Pascoal, ator, e Rita von Hunty, ator e drag queen brasileiro.

De 15 a 19 de dezembro, Vita & Virginia apresenta-se na Sala Mário Viegas. Trata-se de uma criação de Daniel Gorjão, a partir do texto de Eileen Atkins, que explora a relação amorosa de Virginia Woolf com Vita Sackville-West, partindo de uma compilação de cartas trocadas entre ambas durante vinte anos. O espetáculo conta com a interpretação de Maria João Vicente e Teresa Tavares e direção musical de Martim Sousa Tavares.

Também na Sala Mário Viegas, de 16 a 20 de dezembro, João Villas-Boas apresenta a sua primeira criação, Gejaĉo (palavra que se lê “gaiátcho” e que significa “bicha” em esperanto). É um ato performativo tornado rito, onde o texto e o movimento contam uma história pessoal de rutura com um preconceito.

As sessões dos dois espetáculos ocuparão a Sala Mário Viegas, de forma alternada, ao longo da semana: Vita & Virginia será apresentado nos dias 15, 17 e 19 de dezembro, às 19h30, enquanto Gejaĉo terá sessões a 16, 18 e 20 de dezembro, também às 19h30.

Fotografia da cortesia da organização

Se queres ler mais notícias, clica aqui.