Deste o dia 19 de Junho que é possível assistir ao filme Um estado mais tranquilo, com direcção de David Pereira Bastos e Patrícia Andrade. O isolamento tem sido o tema quotidiano do mundo inteiro e esta obra toca-o, a partir dos textos epistolares atribuídos a Mariana Alcoforado, uma freira do convento de Beja, que nele residiu entre os séculos XVII e XVIII.

Mariana viveu um desgosto amoroso, após a passagem de um oficial francês, por quem se apaixonou. Encontrava-se duplamente apartada, pois paredes do convento separavam-na de Chamilly, com quem se havia envolvido e por quem esperava.

Também este filme tem como personagem principal uma mulher que se encontra "em reclusão na sua própria casa", que é "uma alegoria do seu estado psíquico, num labirinto sem saída."

Um Estado mais tranquilo - Teaser

Este projecto estreará em 2021. Surgiu no âmbito da iniciativa Emergência Cultural do Teatro-Cine de Torres Vedras e constitui, "simultaneamente, como estudo e pesquisa artística para o espectáculo A Voz Humana, baseado no texto homónimo de Jean Cocteau, uma produção do Teatro do Eléctrico".

Podes assistir aqui.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues

Fotografia de Bruno Simão