fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

Um “Showroom” de cozinhas para repensar a imagem da mulher a partir do cinema

Com apenas uma paragem em Portugal antes de iniciar uma digressão internacional, “Showroom” estreia a 27 de maio, em Guimarães, na loja DL Cozinhas. Concebido e encenado por Manuela Ferreira e interpretado por Rita Morais, o espetáculo estará em cena até ao dia 3 de junho.

A apresentação foi pensada para o ambiente da loja dedicada à exposição de projetos de cozinha, em que se propõe “um exercício de (re)montagem cénica de memórias que emergem de imagens do cinema”, descreve o comunicado enviado à imprensa.

Durante 60 minutos, a cocriadora Rita Morais questiona as diversas representações da mulher no espaço da cozinha, contradizendo “o lugar da mulher no mundo, dissecando estereótipos e ensaiando renovadas leituras”, continua a nota. Os espectadores acompanham tudo do exterior, ao som de uma composição sonora produzida para o espetáculo, assinada por Rolando Ferreira.

Produzida em comunidade, a performance é fruto de um extenso processo de pesquisa. “Showroom” contou com o apoio do Cineclube de Guimarães para a realização de um grupo de discussão sobre “cinefilias pessoais”. As idealizadoras dinamizaram ainda um workshop com os alunos da Licenciatura de Teatro da Universidade do Minho, no qual foram desenvolvidas "propostas cénicas site-specific, isto é, fora da sala de formação", explica a assessoria ao Gerador.

Depois de Portugal, as apresentações seguem para território espanhol no segundo semestre de 2022, passando por Madrid, Vigo, Málaga e Santiago de Compostela. Em Guimarães, poderá ser vista entre 27 de maio e 3 de junho, diariamente, às 21h30. A entrada é gratuita, mas de lotação limitada, com reservas pelo email claudiateixeira.producao@gmail.com.

Texto de Analú Bailosa
Fotografia de José Caldeira
showroom-espetaculo-cozinhas-guimaraes-gerador

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap