“Underdogs Projecta”, uma iniciativa colaborativa da Underdogs, dedicada ao 25 de Abril, traz a celebração desta data para a rua. Trata-se de uma “sessão de projecções de vídeo no espaço público de obras de conceituados artistas nacionais e internacionais”, como é apresentada no comunicado de imprensa.

Realizar-se-à entre as 21h00 e as 23h00 do dia da Revolução. Este evento procura “quebrar simbolicamente as barreiras que nos separam e a aproximar-nos a todos neste período de quarentena.” Quem quiser participar, na condição de ter um projector de vídeo em casa, pode inscrever-se através do site da Underdogs ou do e-mail info@under-dogs.net. As obras artísticas que integram as possibilidades de escolha são da autoria de artistas que trabalham com a plataforma: ±MaisMenos± (PT), Add Fuel (PT), AkaCorleone (PT), Shepard Fairey (EUA), Tamara Alves (PT) e Wasted Rita (PT). Serão enviadas em formato digital para os participantes.

O projecto aspira a ampliar-se para o contexto internacional, encontrando-se “igualmente aberto à participação do público em qualquer cidade no mundo e conta neste momento com confirmações em Portugal, Brasil, Estados Unidos, França e Marrocos.” Estas projecções também poderão ser acompanhadas em tempo real através do Instagram da Underdogs.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues

Fotografia disponível no site da Underdogs