O músico Vasco Vilhena disponibiliza esta quinta-feira, dia 9 de abril, o primeiro single do seu próximo álbum, que está atualmente em fase de produção e que deverá ser lançado no segundo semestre deste ano.

“Intitulada Antárctico, a canção espelha descontentamento face a um determinado momento da vida” , pode ler-se no comunicado de apresentação do single, que realça ainda o processo introspectivo do músico na exploração de “frustrações” , ainda que enraizado numa “vontade de mudança” .

O videoclipe, realizado por João Sanchez, do colectivo Pagárrenda, “representa, de forma serena e contemplativa, a porta de entrada num mundo onírico onde a conquista dos objectivos de vida parece mais fácil”.

O novo álbum de Vasco Vilhena tem lançamento previsto para o segundo semestre deste ano © Sérgio Marques

Em declarações ao Gerador, Vasco Vilhena explica que o novo single “abre a porta que se fechou com Urso Solar”, o segundo registo discográfico do músico, lançado em outubro de 2018.

“Assim como nos mostra um primeiro vislumbre deste novo disco, também lança a sua premissa, exposta de forma lírica, numa procura de viver a vida que queremos. Cinematográfica e cineticamente, trabalhei com o João Sanchez do Pagárrenda para construir uma diferente representação das canções, através de quadros em movimento, com ideias simples para observar, contemplar e interpretar. Nesta canção, faço a cama e deito-me nela - talvez procurando viver a vida através de sonhos”, sintetiza.

Antárctico está disponível ao público a partir do YouTube, Spotify, Apple Music, Tidal e restantes plataformas de streaming. Recorde-se que o músico, formado em jazz e som, tem-se enquadrado no universo do indie rock cantado em português desde 2014, data de lançamento do seu disco de estreia, Treze.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Ilustração de Zizi Ramires

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.