Exquisito é o nome do novo festival de criação artística emergente com data de estreia marcada para dia 13 de setembro, em Telheiras. Este festival é uma ideia e produção do Gerador que vai decorrer entre os dias 13 e 15 de setembro com uma programação que incluí artes performativas, artes visuais e música, contando com nomes como Joana Gama, Luís Fernandes, Tomaz Hipólito, Sturqen + MMMOOONNNOOO, Clothilde, Die Von Brau, auéééu teatro e a companhia de teatro Crianças Loucas.

Partindo do reconhecimento de que a palavra esquisito está muitas vezes associada à estranheza, este festival vem reconhecer que o estranho também pode significar rareza e preciosidade. Desta forma, o Exquisito quer ser visto como refinado, precioso e único, por um lado, e por outro como fora do comum, impertinente e provocador.

Pedro Saavedra, diretor artístico do Festival, revela que procuram “criar um festival de raiz portuguesa que permita dar total liberdade de expressão aos autores, que procure a indefinição das fronteiras artísticas e que se assuma que é assim, esquisito, difícil de definir, mas que temos a coragem de o dizer logo à partida”.

A primeira edição deste Festival tem como tema “Depois das Certezas Absolutas”, procurando refletir sobre o que se segue quando acontece tudo aquilo que imaginávamos ser impossível de acontecer. No entanto, para quem tem como única certeza a criação, não interessam certezas absolutas. O Exquisito lança assim o manifesto que diz “possuir como única certeza a sabedoria da incerteza, como diz Milan Kundera, é manter aberta a porta da transcendência. A arte cria dissonância justamente porque escapa ao senso comum, porque expande os nossos processos de apreensão da realidade.”

A agenda do festival foi desenvolvida por Pedro Saavedra e por três programadores convidados. Carolina Trigueiros tem cunho na programação das artes visuais, Daniel Neves na de música e Rosana Ribeiro visionou a agenda de artes performativas.

A programação já está disponível no site do Exquisito. Dela fazem parte conversas Exquisitas diárias dedicadas a cada uma das áreas da programação. Existirão também leituras encenadas no Subpalco do auditório onde podes contar com nomes como Auééé, Catarina Rôlo Salgueiro, Isabel Costa, Leonor Buescu, Mia Tomé, Nídia Roque, As Crianças Loucas, Joana Gama e Luís Fernandes. No campo da música, Die Von Brau apresentará excertos do seu próximo álbum, Sturqen + MMMOOONNNOOO propõem construir um momento sonoro improvisado entre processos aleatórios da composição eletrónica e Clothilde recorre ao uso de maquinaria caseira onde as noções de ritmo e bateria são esbatidas. Existirá ainda um momento dedicado à dança em que Luísa Amorim e Rosana Ribeiro se juntarão para fundir as artes da dança, performance e literatura ao apresentarem uma versão da Tabacaria de Fernando Pessoa. Em permanência durante os dias do festival existirá uma instalação de Tomaz Hipólito, um conjunto de artistas que vão ocupar vários espaços do Exquisito e trabalhos originais de 10 instagramers por anunciar.

Percorrendo as várias iniciativas do Festival é difícil definir cada performance, de tão exquisitas que podem ser. Para os interessados em partilhar a descoberta do Exquisito que surge Depois das Certezas Absolutas, o passe geral para os três dias tem o custo de 15€ e o bilhete diário de 8€, sendo que os sócios Gerador têm direito a desconto. Os bilhetes já podem ser comprados no site do Exquisito.

O Exquisito é uma ideia e produção do Gerador