No próximo dia 24 de Março, domingo, o historiador Joaquim Boiça vai guiar o público por uma visita às memórias do centro da vila de Oeiras, o Largo 5 de Outubro. A visita é gratuita e começa pelas 15h no largo.

O centro do quotidiano da vila de Oeiras é precisamente o Largo 5 de Outubro. Ponto de encontro de muitos residentes e de outros que por aqui passaram, neste local encontram-se inúmeros pontos de interesse histórico como a Igreja Matriz de Oeiras ou o Palácio do Egipto.

É a partir destes espaços que, nesta visita, poderás descobrir os recantos e as histórias de sempre. No final, para que nada fique por contar, convidamos-te a ir até à Galeria Verney onde decorre, ainda, uma breve palestra sobre todas estas memórias.

Joaquim Boiça é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Fundação Calouste Gulbenkian. É Presidente da Direcção da Espaço e Memória, Associação Cultural de Oeiras, desde 2008 e autor de vários livros.

Este evento faz parte da iniciativa 45 anos do 25 de Abril, dinamizada pelo Munícipio de Oeiras e pelo Gerador, que celebra a instauração da democracia em Portugal através de uma vasta programação que tem lugar, maioritariamente, aos fins-de-semana (sextas-feiras, sábados e domingos), durante os meses de março, abril e maio. Consulta a programação completa aqui :)

O Gerador é parceiro do Município de Oeiras neste projeto.