O prémio de jornalismo Fernando de Sousa foi atribuído, esta segunda-feira, dia nove de maio a três vencedores. A cerimónia decorreu no Jardim Público de Évora, integrada nas comemorações do Dia da Europa, que é organizado pela Comissão Europeia de Portugal.

O concurso contou com 63 candidaturas de jornalistas e estudantes de todo o país, com vários temas e formatos. Doze concorreram na categoria “estudante”, dezoito na categoria “Regional” e trinta e três na categoria “Nacional”. Das 63 candidaturas, foram selecionados seis finalistas em três categorias.

Dos seis finalistas, na categoria “Estudante”, a distinção foi para o trabalho “O combate europeu ao Frio que nos desune”, da autoria de Maria Nunes, Bianca Gregório, Inês Sousa e Talismã Xavier. O tema fala sobre as condições de vida nas zonas rurais e urbanas de três estados-membros da EU (União Europeia), incluindo Portugal.

Na categoria Regional, a vencedora foi a peça “Este mar que a UE nos deu”, de Afonso Ré Lau e Maria José Santana, publicada na Aveiro Mag.
Por fim, com a categoria “Nacional” venceu a reportagem “O que ficará dos fundos europeus”, da autoria de Anabela Almeida e transmitida na RTP1.
A menção honrosa foi entregue a “Um bar chamado Europa”, de Diana Gomes e Adriano Alves, estudantes de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS).

Fotografia Site Comissão Europeia

O concurso teve como jurados a representante da Comissão Europeia em Portugal (Sofia Moreira de Sousa), um elemento da Comissão Europeia com responsabilidades na área da comunicação (Telmo Baltazar) e três representantes da classe profissional dos jornalistas em Portugal Goulart Machado, Rui Cardoso e Luís Filipe Simões.

“O Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa é atribuído num espírito de respeito pela liberdade e pelo pluralismo da comunicação social e no contexto da intenção da Comissão Europeia de melhorar a comunicação entre as instituições da UE e os cidadãos europeus”, pode ler-se em comunicado.

Fernando de Sousa foi um jornalista português especializado em assuntos europeus. Acompanhou cimeiras europeias, coapresentou os programas televisivos “Europa XXI” e “Os Europeus”, que foram transmitidos na SIC notícias.

Texto de Vanessa Lopes
Fotografia de Thought Catalog via Unsplash
gerador-premio-jornalismo-fernando-de-sousa